Jornal Povo

Coronavírus: Prefeitura de Magé fecha entradas da cidade com blocos de concreto

O combate ao coronavírus transformou a rotina e virou de cabeça para baixo a vida dos cerca de 245 mil habitantes de Magé, na Baixada Fluminense. Com 25 casos suspeitos da doença e nenhum ainda confirmado, o prefeito Rafael Tubarão (Cidadania) limitou a circulação de pessoas e veículos, fechando com blocos de concreto seis entradas da cidade. Além disso, ele instalou nove barreiras sanitárias no município, uma delas na divisa com Duque de Caxias (onde há um caso confirmado da doença), tornando proibido nos locais o acesso de veículos com placas de outras cidades.

Quem mora em Magé e usa um carro emplacado em outro município é obrigado a exibir comprovante de residência para passar pela fiscalização, feita por agentes de trânsito, nas entradas da cidade. Já caminhões e veículos de carga usados no transporte de mercadorias têm trânsito livre garantido.

As medidas que restringem a circulação foram baixadas pelo prefeito num decreto. O documento determinou ainda o fechamento da maior parte do comércio, garantindo a continuação de serviços essenciais de lojas como farmácias e mercados. Segundo Rafael Tubarão, as medidas foram tomadas para dificultar a disseminação do coronavírus em Magé.

Para uma parte dos habitantes da cidade, no entanto, o decreto causou uma espécie de efeito colateral. Com os bloqueios, houve alterações no trajeto de algumas linhas municipais de ônibus, obrigando os moradores a percorrer um trecho maior para conseguir condução.