Jornal Povo

Justiça manda Hospital que testou Bolsonaro divulgar exames para coronavírus

A Justiça do Distrito Federal publicou uma liminar na sexta-feira 20 exigindo que o Hospital das Forças Armadas, que realizou os testes de sorologia para Covid-19 no presidente Jair Bolsonaro, liberasse a lista de pacientes testados positivos para o coronavírus.

A decisão foi tomada pela juíza Raquel Soares Chiarelli, da 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, acatando a um pedido feito pelo governo do próprio DF. De acordo com Chiarelli, a resistência do Hospital em divulgar as informações fere o direito do governo local de tomar precauções de segurança e vigilância epidemiológica.

“Não se justifica, sob nenhuma perspectiva, a negativa da União em fornecer essas informações ao Distrito Federal, que tem competência constitucional para coordenar e executar as ações e serviços de vigilância epidemiológica em seu território”, escreveu a juíza.

A decisão da Justiça ainda prevê multa de R$ 50 mil ao diretor do Hospital das Forças Armadas “por paciente cuja a informação for sonegada”. Por ser liminar, a decisão é temporária e pode ser contestada, mas passou a valer a partir de sua publicação.

O presidente Jair Bolsonaro se negou a mostrar o resultado de seus dois exames. Segundo o Planalto, Bolsonaro testou negativo duas vezes para o coronavírus.

No entanto, a infecção de pelo menos 22 pessoas da comitiva de viagem aos Estados Unidos e a contaminação recente de ministros próximos, como o general Augusto Heleno, fez com que o presidente afirmasse que poderia realizar um novo teste para acompanhar sua situação na próxima segunda-feira 23.

A divulgação dos exames fica à cargo de Bolsonaro que, legalmente, não tem a obrigação de fazê-lo. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, a quem Bolsonaro regularmente se mostra “leal”, resolveu divulgar o resultado da testagem.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.