Jornal Povo

Casos de violência doméstica e contra a mulher crescem em 50% durante isolamento do Coronavírus

  • Quem Cala Consente / Jania BIzarelli
  • Um dado triste, revoltante e estarrecedor foi revelado essa semana em nosso estado pelo Tribunal de Justiça

. A Justiça do Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% nos casos de violência doméstica durante o período de confinamento para evitar a disseminação do novo coronavírus.

È isso mesmo, desde que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa para prevenir a infecção por coronavírus, mais mulheres estão noticiando casos de violência que sofreram ou presenciaram

O movimento no Plantão Judiciário, inclusive, surpreendeu as autoridades. A maioria das pessoas que buscaram ajuda da Justiça é de mulheres vítimas de violência.

A rotina diária dentro de casa, vivida por muitas mulheres, que mesmo fora da Pandemia do Corona vírus, vive 80% do seu tempo se dedicando aos afazeres domestico, de cuidar da casa, filhos e ainda deixar tudo organizado ao fim do dia para receber seus maridos,, não tem sido suportada por homens que estão descontando seu estresse com agressões a suas mulheres.

Em um contexto de emergência, aumentam os riscos de violência contra mulheres e meninas, especialmente a violência doméstica, aumentam devido ao aumento das tensões em casa e também podem aumentar o isolamento das mulheres. As sobreviventes da violência podem enfrentar obstáculos adicionais para fugir de situações violentas ou acessar ordens de proteção que salvam vidas ou serviços essenciais devido a fatores como  como restrições ao movimento em quarentena

Não podemos nos calar diante de situações como essa. Ligue 180 em casos de violência doméstica contra mulheres e 100 em casos de violência e maus-tratos contra idosos, menores de idade, pessoas com deficiência, moradores de rua, grupos étnicos e migrantes ou refugiados.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.