Jornal Povo

Decreto proíbe aumento de preços de produtos e serviços ‘sem justa causa’ no RJ

Um decreto publicado nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro proíbe o aumento de preços “sem justa causa” de produtos e serviços enquanto estiverem em vigor as medidas restritivas do governo estadual contra o coronavírus.

O texto também diz que serviços essenciais não podem ser interrompidos por concessionárias por falta de pagamento, como gás, energia elétrica e água.

Passagens e pacotes

Outro decreto também prevê a remarcação ou cancelamento de passagens aéreas e pacotes turísticos. O texto proíbe a cobrança de qualquer taxa extra ou multa de quem cancelar ou remarcar. Quem cancelar, ainda segundo o decreto, deverá receber integralmente o que pagou, por valores da época em que adquiriu o pacote.

O Jornal Povo ouviu especialistas que explicam a decisão e a validade da lei estadual já que havia uma Medida Provisória do Ministério da Infraestrutura editada no dia 19 de março, que estabelece regras para remarcação e cancelamento de passagens aéreas.

O professor Gustavo Kloh, de Direito do Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, disse que a lei estadual prevalece sobre a Medida Provisória.

“Não há conflitos nem inconstitucionalidades neste caso. O que acontece é o que a gente chama de competência de concessão. Ou seja, o governador não está legislando sobre as companhias aéreas, ele está legislando sobre os direitos do consumidor, o que é uma atribuição do estado. E em direito do consumidor sempre vale a lei que melhor o atende.”

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.