Jornal Povo

Flamengo não mexe em salários de março e ganha tempo para avaliar efeito financeiro do coronavírus

Tudo como antes na folha salarial do Flamengo. Pelo menos, no que se refere ao mês de março, que cairá na conta de elenco e funcionários do departamento de futebol até o quinto dia útil de abril.

Em meio a movimentação de clubes no sentido da redução de parte do pagamento por conta da paralisação do calendário para combater o coronavírus, o Rubro-Negro bateu o martelo que não tomará medidas imediatas. Com férias coletivas anunciadas, a diretoria monitora a atualização das autoridades a respeito da pandemia, mas já discute a possibilidade caso os efeitos no futebol se prolonguem além de abril.

Há um consenso no clube de que o momento é de paciência para evitar precipitação. Até o momento, nenhum jogador ou membro da comissão técnica foi procurado para discutir a possibilidade e o desejo do Flamengo é ganhar tempo para avaliar todas as alternativas até o fim das férias.

Sem acordo entre a Comissão Nacional de Clubes e o Sindicato dos Jogadores para uma decisão coletiva, as negociações serão individualizadas. Desta maneira, o Flamengo estuda cada passo no sentido de evitar um desgaste antes que se tenha uma estimativa mais palpável de quando o calendário retomará as atividades.

Entre os clubes da Série A do Brasileirão, o Fortaleza e o Atlético-MG foram os primeiros a confirmarem a redução de 25% da folha salarial durante o período de inatividade. Na Europa, o cenário é ainda mais impactante, e os jogadores do Barcelona abriram mão de 70% dos vencimentos para que os funcionários recebam de forma integral.

De férias, Jorge Jesus passa quarentena em Portugal — Foto: Reprodução / A Bola
De férias, Jorge Jesus passa quarentena em Portugal — Foto: Reprodução / A Bola

Internamente, o Flamengo tem a percepção de que o movimento será inevitável a medida que não há sequer perspectiva do retorno do futebol sul-americano antes do final de abril. Por outro lado, tenta retardar a decisão em busca de um cenário mais fidedigno que possa indicar rumos.

Antes mesmo de oficializar as férias dos jogadores até o dia 20 de abril, o Rubro-Negro já tinha emitido comunicado interno prevendo a volta das atividades no Ninho do Urubu para o dia 21. Com as atualizações recentes do Ministério da Saúde a respeito da curva de contaminação do coronavírus no Brasil, entretanto, há pessimismo de que a data seja cumprida.

Por mais que esteja em situação financeira equilibrada, o Flamengo entende que os efeitos da pandemia vão muito além do futebol e é inviável adotar uma posição definitiva diante dos riscos que cercam a economia mundial. Sendo assim, março será pago integralmente. E essa é a única certeza do momento.

Fonte: Globoesporte