Jornal Povo

‘Não existe essa ideia de demissão do ministro Mandetta. No momento’, diz ministro da Casa Civil

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Braga Netto, disse nesta segunda-feira que, neste momento, não existe a ideia de demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Mandetta ganhou protagonismo em razão das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, que já matou 159 pessoas no Brasil, e tem dado recomendações contrárias ao que quer o presidente Jair Bolsonaro.

— Deixar claro para vocês: não existe essa ideia de demissão do ministro Mandetta. Isso aí está fora de cogitação. No momento. Tá certo? Não existe — disse Braga Netto, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Mandetta, que também participou da coletiva, comentou em seguida:

— Em política, quando fala “não existe”, a pessoa já fala “existe”.

Em entrevista coletiva hoje, Mandetta voltou a contrariar o presidente e pedir que sejam mantidas as recomendações de isolamento social feitas pelos estados para conter o avanço da epidemia do novo coronavírus, que já matou 159 pessoas e contaminou 4.579 no país.

Os conflitos entre Bolsonaro e Mandetta se intensificaram nos últimos dias. Neste domingo, Bolsonaro saiu do Palácio da Alvorada para percorrer várias cidades satélites, onde conversou com ambulantes e comerciantes, apertou a mão deles e não manteve a distância segura recomendada pelas organizações de saúde do mundo inteiro e do próprio Ministério da Saúde.

A visita do presidente a locais com concentração de pessoas foi vista como mais um gesto para desautorizar Mandetta. Pessoas próximas ao ministro disseram ao GLOBO que, durante a semana, o ministro chegou a classificar a situação como “insustentável”. Conselheiros, então, entre os quais o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reforçaram os apelos para ele “aguente o tranco” e “toque o barco”. A avaliação unânime levada a Mandetta é a de que, hoje, os brasileiros confiam no ministro e precisam do trabalho que ele tem desempenhado.

Incomodado com o protagonismo do ministro da Saúde, o presidente decidiu acabar com as entrevistas coletivas concedidas diariamente pela equipe da pasta. Com isso, os anúncios do governo federal, inclusive os da área da saúde, começaram hoje a serem feitos no Palácio do Planalto, também como uma forma de transmitir a imagem de união entre saúde e economia preconizadas pelo presidente no combate à crise.

Fonte: O Globo

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.