Jornal Povo

Em editorial, jornal britânico ‘The Guardian’ diz que Bolsonaro é ‘perigo para brasileiros’

Reprodução do site do jornal britânico 'The Guardian' com artigo sobre Jair Bolsonaro, em 31 de março — Foto: Reprodução/The Guardian
Reprodução do site do jornal britânico ‘The Guardian’ com artigo sobre Jair Bolsonaro, em 31 de março — Foto: Reprodução/The Guardian

Em editorial publicado nesta terça-feira (31), o diário britânico “The Guardian” critica o posicionamento de Jair Bolsonaro em meio à pandemia de coronavírus, afirmando que o presidente é um “perigo para os brasileiros”.

Editorial é o nome dado ao artigo que representa a opinião do veículo de comunicação que o publica. Prestes a completar 200 anos de fundação, “The Guardian” é um dos jornais mais importantes do mundo.

“Sua resposta ao coronavírus atingiu novas profundezas. Muitos governos terão que responder por seus erros e complacência quando a pandemia terminar. O desempenho de Bolsonaro está em uma categoria única”, diz trecho do texto.

Logo no início, o artigo ressalta que a maior parte do Brasil segue rigorosas quarentenas impostas por seus governadores e que o Ministério da Saúde faz apelos para que as pessoas permaneçam em suas casas, caso contrário o sistema de saúde pública poderá entrar em colapso já no final de abril.

Mas destaca que um homem desdenha das restrições e passeia pelo mercado local, tem suas publicações removidas de redes sociais ao promover medicamentos não testados e atacar o distanciamento social. “Um homem normalmente não pode causar tanto dano. Infelizmente, este homem é o presidente”, diz o jornal.

O texto lembra ainda que Bolsonaro chamou a Covid-19 de “gripezinha” e reclamou de suposta histeria da imprensa, além de dizer que “todo mundo vai morrer um dia”. E lembra que ele mesmo já foi testado após pessoas próximas a ele terem sido diagnosticadas com a doença, e pode ter representado um perigo físico para seus seguidores ao manter contato próximo durante seus passeios por Brasília no último final de semana.

O jornal menciona também seu desentendimento com governadores, que acusou de serem “exterminadores de empregos” e diz que isso seria uma estratégia para atribuir a culpa a terceiros quando a economia começar a afundar.

No entanto, em sua conclusão, o artigo diz que alguns aliados já começam a romper com o presidente, e cita os governadores de Goiás e Santa Catarina e rumores de inquietação nas Forças Armadas. “O senhor Bolsonaro pode não acreditar no distanciamento físico, mas está se mostrando notavelmente bem-sucedido em se isolar”, encerra o jornal.

Imprensa internacional

Na segunda-feira, diversos veículos de imprensa de outros países já haviam criticado a postura de Jair Bolsonaro em relação à pandemia de coronavírus, inclusive condenando sua saída às ruas durante o final de semana.

Fonte: G1