Jornal Povo

Famílias em quarentena ganham colônia de ferias online e gratuita que alia aprendizado e diversão

Em tempos de distanciamento social e quarentena, trabalhar de casa com as crianças sem aulas escolares pode ser uma tarefa complicada, que demanda dedicação integral de todos os membros da família. Como distrair a criançada sem desestruturar os horários, tornar a casa um caos ou deixá-las grudadas em aparelhos eletrônicos o dia todo? O DinoMundi ajuda os pais e responsáveis a deixar essa tarefa mais divertida, sem esquecer o aprendizado, o bem-estar e as atividades domésticas. A Immplay, empresa de Los Angeles que transformou a franquia em uma atração de realidade mista no Centro de Visitantes Paineiras (no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), desenvolveu a Colônia de Feras, a primeira colônia de atividades 100% remota.

O objetivo do projeto é oferecer atividades gratuitas e em grupo, diariamente das 8h30 às 16h, inspiradas nos acampamentos de verão muito comuns nos Estados Unidos. Com um conteúdo interessante, educativo e interativo, embalado em uma narrativa lúdica para as pequenas feras em casa, a programação sugerida inclui tarefas tecnológicas e digitais, bem como trabalhos manuais e que usam materiais como papel, tesoura e cola.

Todo o conteúdo será desenvolvido por profissionais da Immplay Academy, plataforma de ensino à distância.

Sobre as atividades

A história imaginária começa em 02/02/2020, quando uma chuva torrencial atingiu o Rio de Janeiro e causou a abertura de um portal na Floresta da Tijuca, surpreendendo o Global Protection Unit (GPU), entidade ultrassecreta que luta pela preservação ambiental. Ao atravessar o portal, a esquipe de GPUs encontrou o DinoMundi – um universo paralelo habitado por dinossauros e um menino perdido em meio às feras. Para ajudar o Menino Dinossauro a se comunicar e viver como humanos, os GPUs estão convocando novos recrutas: as crianças em quarentena.

Logo pela manhã, às 8h30, os pequenos e os adultos são convidados a tomar café da manhã juntos e, depois, praticar meia hora de exercícios em família. Das 9h20 às 11h, as crianças poderão desvendar os mistérios da Floresta da Tijuca, explorando temas ligados à tecnologia, matemática, arte e ciências, entre outros, com profissionais especializados em cada um dos assuntos – encarnados nos personagens dos GPUs. Para finalizar a programação da manhã, o almoço será preparado, com a ajuda de pais e reesposáveis, usando ideias culinárias práticas e dicas de aproveitamento integral de alimentos.

Após a refeição, os recrutas poderão relaxar e escolher se preferem tirar uma soneca, ler um livro ou meditar. A partir das 14h, as crianças focarão no desenvolvimento do “projeto do dia”, que será elaborado física ou virtualmente, estimulando a criatividade e resolução de problemas, além de aplicar os conceitos apresentados durante as aulas da manhã. Às 16h, os recrutas e o Menino Dinossauro vão aprender inglês junto com o Ursinho Snow. Em seguida, o Menino Dinossauro assume o protagonismo para dar uma aula sobre as diferentes espécies dos gigantes que já habitaram a Terra.  Para terminar o dia, os recrutas que completaram todas as tarefas ganham um prêmio especial.

Outros brinquedos de criação da Immplay, como o Ursinho Snow e Cão Spock, também prometem fazer aparições especiais durante as aulas. Materiais complementares, que exigirem impressão, serão disponibilizados diariamente no site da Colônia de Feras. O sistema também permite acompanhamento das atividades individuais e da presença dos recrutas, além de enviar dicas personalizadas por mensagens.

A Colônia de Feras oferecerá acesso gratuito em todo o Brasil. Para quem quiser ter acesso a mais recursos, a versão Premium pode ser assinada pelo custo de R$10 por dia.  Por esse valor, os pequenos recrutas têm acesso a salas de convivência com turmas menores, de até 12 alunos, com acompanhamento próximo de educadores e mentores, além de dicas exclusivas de organização da rotina familiar, entrevistas com especialistas e gestão de tarefas e atividades.

Sobre o DinoMundi

Lançado em 2008 no Brasil como uma pista de corrida interativa, em 2010 o DinoMundi incorporou recursos de realidade aumentada a seus produtos. O brinquedo se destacou como o primeiro no mundo a mesclar dinossauros e esse tipo de tecnologia e o primeiro brinquedo brasileiro a ser comercializado na Toys R Us e na Amazon, alcançando sucesso de vendas em mais de 30 países.

O DinoMundi evoluiu recentemente para uma franquia focada em dinossauros e viagens interdimensionais, através de computação espacial e efeitos especiais criados pela Immplay em Hollywood, alguns deles exclusivos para a experiência no Rio de Janeiro. Este ano, o DinoMundi foi participou do Cinequest, festival de cinema e tecnologia do Vale do Silício, além de ser apoiada pelo Facebook Oculus Launchpad.

Sobre a Immplay

 

Sediada em Los Angeles e dedicada a unir entretenimento e personagens ao mundo físico e digital através da criação de experiências imersivas com produtos inteligentes, marcas e parques de diversões, a Immplay foi fundada em 2018 pelo inventor brasileiro Marco Carvalho, apaixonado por criar personagens, histórias, tecnologia e efeitos especiais. Tudo começou na China, sua sede por 10 anos, onde aperfeiçoou a parte física de seus produtos, como bonecos interativos. Nos Estados Unidos, atuou em parceria com a Universal Studios no desenvolvimento de ecossistemas de marca e produtos para suas franquias e parques, além de parcerias com estúdios como Disney, Warner, CN e Netflix no desenvolvimento de produtos para diferentes marcas. Marco Carvalho é um empreendedor Endeavor.