Jornal Povo

Com chegada de 700 mil kits, RJ deve iniciar testes rápidos de Covid-19 na segunda, diz secretário

O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (2) que testes rápidos para Covid-19 devem começar a ser feitos a partir de segunda-feira (6). Ainda esta semana, o estado espera a chegada de 700 mil exames.

“Teremos uma remessa grande. Estamos organizando o melhor protocolo para isso”, afirmou Santos.

O secretário acrescentou que existe a possibilidade de realização dos testes rápidos nos postos do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, o Detran, num modelo “drive-thru”. A forma como eles serão aplicados, porém, ainda é estudada pelo governo.

A pasta espera que com os testes rápidos seja possível fazer uma avaliação mais precisa da incidência da doença por regiões do estado, e com isso possa realizar medidas mais precisas de enfrentamento à doença.

Governador Wilson Witzel concede entrevista coletiva sobre o coronavírus

1,4 milhão de testes

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, parte de uma compra de 1,2 milhão de kits de testagem rápida em massa de Covid-19 deve chegar ainda esta semana no RJ. São 700 mil unidades e a previsão é que o restante chegue ainda em abril.

Além dessa compra, outros 200 mil testes rápidos foram doados pela Petrobras e chegarão na próxima quinzena, totalizando 1,4 milhão de testes.