Jornal Povo

Coronavírus: Estado fará testes em sistema drive thru

Rio vai começar, na semana que vem, a aplicar testes rápidos na população para identificar possíveis infectados pelo novo coronavírus. A ideia do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, é que os postos do Detran, onde idosos estão sendo vacinados contra a gripe sem sair do carro, sejam usados durante a ação no mesmo sistema drive thru. O estado registrou nesta quinta-feira mais 13 mortes por Covid-19, totalizando 41 óbitos, um aumento de 46% em apenas um dia. Já o número de pacientes contaminados chegou a 992.

— Vamos utilizar os postos do Detran para realizar o processo de testagem. Na segunda-feira, teremos a estratégia alinhada. Teremos uma remessa (de testes rápidos) grande. Estamos organizando o melhor protocolo para isso — disse o secretário, ontem, durante entrevista coletiva do governador Wilson Witzel.

O governo anunciou que receberá numa primeira etapa 700 mil testes rápidos do lote de 1,2 milhão que foi comprado. O Rio também espera os kits comprados pelo Ministério da Saúde, que serão distribuídos para os estados. No último dia 30, Witzel afirmou que profissionais da área de saúde e de segurança pública seriam os primeiros a fazer os exames. Edmar Santos, por sua vez, ressaltou, na mesma ocasião, que os pacientes internados e aqueles que vierem a óbito também serão submetidos à testagem.

Fonte: Jornal Extra