Jornal Povo

PM é ferido em operação na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio; vídeo mostra colega o carregando

O cabo Marco Antônio Matheus Maia, que serve ao 14º BPM (Bangu), foi baleado na testa em uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (3), na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio.

https://www.instagram.com/p/B-hhZtBAVn6/
PM é ferido em operação na Vila Aliança

O policial foi resgatado e socorrido por outro PM. O Jornal Povo apurou que policiais investigam se a dupla precisou entregar as armas aos traficantes que atuam no local para conseguir deixar a favela com vida.

Os policiais do 14º BPM, que pediram para não serem identificados, negam que tenham dado as armas aos traficantes. Segundo um deles, o armamento foi passado a outro PM para que o cabo Maia e o policial Kelvinton que o socorre pudessem deixar rápido a comunidade.

Um vídeo, obtido pela reportagem, mostra os policiais deixando a comunidade a pé. Nas costas de um deles está o cabo do 14º BPM, ferido na testa.

O cabo Marco Antônio está internado no Hospital Central da PM, no Centro do Rio. Seu quadro é considerado estável.

Um menor, de 17 anos, morador da comunidade, procurou o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, baleado no pé direito, afirmando ter sido vítima de bala perdida. O caso está sendo apurado.

Em nota, a secretaria de Polícia Militar informou que “policiais militares de 14º BPM (Bangu) iniciaram uma operação na Vila Aliança com objetivo de checar informações do setor de inteligência sobre a localização de armas e criminosos”.

Ainda segundo a nota, no início da ação houve um confronto em que o policial e mais dois homens foram baleados. Um deles estava com uma pistola ponto 40 e um radiotransmissor.

Caveirão quebrou na comunidade

Nesta manhã, o Globocop flagrou barricadas em acessos à comunidade. A PM realizou várias operações em favelas do RJ nesta sexta-feira.

Um veículo blindado da corporação, o Caveirão, foi acionado para auxiliar no resgate aos policiais. Ao entrar na Vila Aliança, o blindado se deparou com barreiras fixas colocadas pelos criminosos.

O motorista tentou passar pela calçada que afundou, o que deixou o veículo avariado. Uma outra operação foi montada para consertar o veículo e retirá-lo da comunidade.

O traficante Rafael Alves, conhecido como Peixe, é apontado pela polícia como chefe no local. Ele foi beneficiado por uma decisão judicial e voltou às ruas neste mês de março.

Rafael Alves, o Peixe, foi preso em 2015 — Foto: Reprodução/TV Globo
Rafael Alves, o Peixe, foi preso em 2015 — Foto: Reprodução/TV Globo
Barricadas são incendiadas durante operação da PM na Vila