Jornal Povo

Doleiro Dario Messer deixa presídio no Rio após decisão do STJ

O doleiro Dario Messer, acusado de lavagem de dinheiro nas investigações da Operação Lava Jato, deixou o presídio de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (8). Segundo decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele cumprirá pena em prisão domiciliar devido à pandemia do novo coronavírus.

A decisão do juiz Reynaldo Soares da Fonseca afirmou que Messer se encaixa no grupo de risco para a Covid-19. O doleiro tem 61 anos, é hipertenso e fumante.

No mês passado, Dario Messer passou por um procedimento para a retirada de lesões compatíveis com melanoma. Ele ficará em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

O benefício da prisão domiciliar também havia sido concedido no dia 26 de março pelo juiz federal Marcelo Bretas, mas o benefício chegou a ser cassado pelo desembargador Abel Gomes, do do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF-2), que argumentou que o presídio de Bangu 8 não estava superlotado e tinha condições de realizar o isolamento de internos.

Messer é acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro que somariam cerca de R$ 1,6 bilhão e US$ 30 milhões.

O doleiro teve a prisão decretada em maio de 2018, junto com outros investigados na Operação Câmbio, Desligo (desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro), mas permaneceu foragido até ser capturado em julho de 2019.

O doleiro também é réu no processo da Operação Patrón, que igualmente apura crimes de lavagem de dinheiro.

Dario Messer — Foto: Divulgação
Dario Messer — Foto: Divulgação