O governo do estado publicou, na noite desta terça-feira, o decreto com a relação das 30 cidades que podem sair do isolamento social imposto no Rio por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A flexibilização das medidas restritivas foi anunciada na tarde de ontem pelo governador Wilson Witzel (PSC) durante coletiva de imprensa.
Os municípios autorizados a voltar a ter circulação de pessoas precisam não ter caso confirmado da covid-19. Cada prefeito vai decidir se vai aderir ou não à flexibilização das medidas restritivas decretadas em todo o estado no dia 16 de março.
O decreto de ontem prevê que os estabelecimentos comerciais que forem reabertos precisam adotar medidas de higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúda (OMS) para evitara propagação da doença.
“Fica sugerido ao administrador municipal, para efeito de melhor controle da movimentação da população, ações no sentido de bem orientar a população, através de treinamento organizacional de saída e volta para casa, distanciamento físico nas áreas de comércio, possíveis distribuição de álcool 70 em gel e máscaras protetoras”, diz trecho do texto.
Caso alguma das 30 cidades confirme algum caso de coronavírus, as medidas restritivas voltam a valer para ela.
Veja a lista de municípios autorizados a sair do isolamento social.
São Francisco de Itabapoana.
São Fidélis.
Quissamã.
Carapebus.
Conceição de Macabu.
Varre-Sai.
Natividade.
Bom Jesus de Itabapoana.
Italva.
Cardoso Moreira.
São Jose de Ubá.
Cambuci.
Carmo.
Laje de Muriaé.
Miracema.
Santo Antônio de Pádua
Aperibé.
Itaocara.
Paty do Alferes.
Cantagalo.
Comendador Levy Gaspparian.
São Sebastião do Alto.
Santa Maria Madalena
Macuco.
Cordeiro.
Duas Barras.
Engenheiro Paulo de Frontin.
Sumidouro.
São Jose do Vale do Rio Preto.
Vassouras.
Para as demais cidades, o governo do estado flexibilizou o funcionamento do comércio. Agora, além daqueles considerados essenciais, todos pode reabrir, sob uma condição: funcionar apenas com serviço de entrega.
No Diário Oficial desta terça, Witzel havia liberado o funcionamento também para atendimento em sistema drive thru. Mas durante a coletiva, o governador voltou atrás e disse que iria restringir a reabertura dos estabelecimentos não essenciais apenas para delivery.
De acordo com o último boletim da Secretaria estadual de Saúde, divulgado ontem, das 92 cidades do Rio, 48 tem pelo menos um caso de infecção pela doença. Até o momento, o estado tem 89 mortes confirmadas e 78 em investigação.