Jornal Povo

Páscoa no Rio terá consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor, ritual que só aconteceu na inauguração da estátua

A Covid-19 mudou a Páscoa no Rio de Janeiro. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades civis, as celebrações do período serão on-line e sem a presença de fiéis.

Entre as atividades previstas, no Domingo de Páscoa (12) o cardeal Dom Orani Tempesta participará da Consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor. O evento só havia acontecido uma vez até hoje, na inauguração do monumento, em 1931.

Na Sexta-feira Santa (10), a Arquidiocese sugere que os fiéis coloquem o sinal da cruz em suas portas para lembrar a Paixão de Cristo.

Outra mudança prevista está no tradicional almoço de Páscoa que é oferecido pela Arquidiocese para a população de rua da cidade. Este ano, a igreja distribuirá quentinhas pelas ruas, nos lugares onde os moradores de rua estiverem, para evitar aglomerações. A orientação é que as paróquias que fazem este tipo de atividade façam o mesmo.

Na tarde de domingo (12), acontecerá um voo de helicóptero no qual o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar, dará uma bênção pascal à cidade enquanto os sinos tocam em igrejas de todo o Rio.

Às 19h, o cardeal Dom Orani Tempesta vai consagrar o Brasil aos pés do Cristo Redentor.

Fonte: G1