Jornal Povo

Rocinha tem 2 mortes por Covid-19 confirmadas; Estado chegou a divulgar 5 óbitos, mas corrigiu

O prefeito Marcelo Crivella disse, na tarde desta quarta-feira (8), que há duas mortes confirmadas na Rocinha, comunidade na Zona Sul do Rio.

Um painel alimentado pela Secretaria de Estado de Saúde chegou a publicar, durante a madrugada, que havia cinco mortes confirmadas, mas corrigiu a informação à tarde. Na tabela, também havia três mortes confirmas em Manguinhos.

A notícia foi publicada pelo G1 chegou a ficar como destaque principal na primeira página do site.

Depois, a pasta enviou uma nota dizendo que houve um erro no painel alimentado com dados da secretaria. E que o dado correto é o da existência de seis casos de contágio confirmados na Rocinha, sendo que cinco pacientes têm outras doenças prévias que podem complicar o quadro.

A secretaria estadual explicou que cabe ao município divulgar as mortes por bairros e, por isso, não poderia confirmar os óbitos, tanto na Rocinha, como em Manguinhos.

G1 questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre mortes em comunidades, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.

Veja a íntegra da nota:

A SES errou! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que a informação publicada no Painel Coronavírus sobre óbitos em bairros (incluindo Rocinha) não está correta. A secretaria pede desculpas pelo erro e trabalha para continuar sendo transparente e disponível neste momento de crise do coronavírus. Pedimos desculpas sobretudo aos veículos de comunicação que divulgaram as informações confiando no painel, lançado na última semana com o objetivo de levar mais informações à população. A SES reforça que trabalha para a correção de dados e que, numa análise preliminar, os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados sendo 5 com comorbidade. Como mostra a imagem a seguir, não era possível ter mais números de óbitos no painel dos que os já confirmados pela SES (89).

A SES informa que o boletim divulgado ontem está correto, com 1.688 casos confirmados e 89 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado, além de 78 óbitos em investigação.”

Balanço no estado

De acordo com o último balanço das autoridades, o RJ tem confirmadas 89 mortes e 1.688 casos da doença, de acordo com o ultimo boletim divulgado na terça (7). Mas outras três mortes foram confirmadas no município de Duque de Caxias, somando 92 mortes no total.

As secretarias estaduais de Saúde de todo o país divulgaram, até as 10h30 desta quarta, 14.152 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 700 mortes.

Fonte: G1