Jornal Povo

Jornal da época aponta que troféu da Pequena Taça do Mundo de 1968 foi roubado; Botafogo fará réplica

Disputada entre os anos 1950 e 1970 em Caracas, na Venezuela, a Pequena Taça do Mundo reunia equipes sul-americanas, gigantes europeus e seleções nacionais. Campeão nas edições de 1967, 1968 e 1970, o Botafogo não viu a cor dos troféus, que não foram entregues pela organização. O que aconteceu? Um jornal da época aponta que a taça de 68, por exemplo, foi roubada.

Naquele ano, o Botafogo havia superado a seleção argentina e o Benfica-POR para ser o primeiro. A publicação registra que os jogadores ficaram posicionados no gramado para receberem a premiação, quando foram comunicados do roubo da taça.

– O Botafogo ganhou uma rica taça, ao vencer a seleção argentina, anteontem, em Caracas, mas nem os jogadores e nem os dirigentes conseguiram ver o troféu. Depois do jogo, os botafoguenses ficaram perfilados no centro do campo, para a solenidade da entrega, mas os dirigentes venezuelanos, envergonhados, explicaram que a taça havia desaparecido e a entrega teria que ser adiada sine die – escreveu o jornal em 27 de agosto de 1968.

Jornal relata roubo do troféu da Pequena Taça do Mundo de 1968 — Foto: Reprodução
Jornal relata roubo do troféu da Pequena Taça do Mundo de 1968 — Foto: Reprodução

Na realidade, nenhuma das taças foi entregue ao clube, que planeja confeccionar os troféus exatamente como eram. Quando prontos, serão exibidos no Centro de Memória para os torcedores.

O jornal faz parte do acervo do ex-jogador Waltencir, o quarto com mais jogos na história do Botafogo. O ex-lateral faleceu em 1978 em uma partida. Dois anos após sair do Alvinegro, ele estava no Colorado (clube que deu origem ao Paraná) e disputava um jogo no Estádio Willie Davids, contra o Maringá. Em um choque com Nivaldo levou a pior: sofreu três fraturas na coluna cervical e dupla ruptura da medula. Foi socorrido, mas chegou morto ao Hospital Santa Rita. Tinha só 31 anos.

Os filhos Ticiana Senra e Igor Senra cuidam do acervo do pai atualmente.

Waltencir com os colegas alvinegros no Torneio de Caracas de 1967 — Foto: Arquivo pessoal
Waltencir com os colegas alvinegros no Torneio de Caracas de 1967 — Foto: Arquivo pessoal

Nos últimos dias, o Botafogo registrou em seu site oficial as três conquistas como títulos mundiais e informou que irá à Fifa pela oficialização dos troféus, como informou o grande benemérito e curador do Centro de Memória do clube, Luiz Felipe Carneiro de Miranda.

– A gente fez uma pesquisa detalhada por anos para perceber a importância que esse torneio tinha. Jogamos contra times de primeira linha. E estamos, também, respondendo a um desejo antigo da torcida do Botafogo – disse o historiador ao GloboEsporte.com na última quinta-feira.

Títulos mundiais registrados no site do Botafogo — Foto: Reprodução
Títulos mundiais registrados no site do Botafogo — Foto: Reprodução

Nas três edições que participou, o Botafogo passou por clubes como Barcelona-ESP, Benfica-POR e Peñarol-URU, fora as seleções argentina e soviética. Além do Alvinegro, outros brasileiros venceram o torneio: Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo.

Fonte: Globoesporte