Jornal Povo

Polícia autua youtuber por propagar fake news sobre coronavírus

Paraná – A Polícia Civil do Paraná autuou nesta terça-feira um youtuber acusado de espalhar notícias falsas sobre o novo coronavírus. O rapaz, que possui um canal com mais de 150 mil inscritos, divulgava diversas fake news sobre a cura e imunização da covid-19. A polícia realizou buscas na residência do suspeito, onde foram encontradas diversas armas de airsoft e uma cartão falsificado de plano de saúde.

As investigações tiveram início após uma denúncia realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. O órgão alegou que o youtuber estaria divulgando procedimentos irregulares, que poderiam prejudicar a saúde de quem fosse realiza-lo em casa.

Conforme apurado, o homem divulgava receitas caseiras utilizando cal virgem, alegando que esta poderia ser a cura ou a imunização contra o coronavírus. Essa é uma das informações cadastradas no site do Ministério da Saúde como fake news.

Além das informações divulgadas em seu canal na plataforma, o rapaz ainda é investigado por divulgar notícias falsas em grupos de WhatsApp.

A Polícia Civil notificou o youtuber para que seu canal seja retirado do ar, conforme decisão judicial. Além disso, o homem foi indiciado por charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, provocando pânico na sociedade.

Fonte: Meia Hora