Jornal Povo

‘Nunca foi um fardo’, diz Mandetta após deixar o Ministério da Saúde

BRASÍLIA — Relaxando no sofá após ter transmitido o cargo de ministro da Saúde ao oncologista Nelson Teich, Luiz Henrique Mandetta fez ao GLOBO uma rápida avaliação da missão que cumpriu por um ano e quatro meses no governo do presidente Jair Bolsonaro.  

— Nunca foi um fardo para mim. Nunca foi uma pressão. Eu gosto disso, adoro essa adrenalina. Eu sou cirurgião, trabalho na linha entre a vida e a morte. Gosto da adrenalina e não tenho problemas com crise — analisou em entrevista por telefone ao GLOBO.

A ligação, à tarde, aconteceu após Mandetta desfrutar de um almoço com seus aliados de primeira ordem, Ronaldo Caiado (GO) e Abelardo Lupion (RS), ambos do DEM, na casa de Lupion em Brasília. O encontro, em que foi servida “uma alcatra muito gostosa”, segundo Mandetta, estava marcado para discutir o “day after” do ministro e seu papel no partido daqui em diante.

Enquanto degustava um mate gelado, Mandetta disse que, de “tão tranquilo”, chegou a engordar nos últimos meses de governo mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. Deve ter sido o mel, brinca o ex-ministro, lembrando ter tomado colheradas do produto para fortalecer a imunidade.  

Apesar de negar estar aliviado ao deixar o governo, Mandetta demonstra satisfação com o desfecho de sua saída. Na sua avaliação, foi uma saída “tranquila” e “educada”. Na noite de quinta-feira, após o anúncio de sua demissão, o cerimonial do Palácio do Planalto ligou para o gabinete do então ministro para convidá-lo para a cerimônia de posse. 

Do outro lado da linha, o interlocutor insistia que a presença de Mandetta iria colaborar para reduzir os ânimos da crise e frisava que o último ministro que havia deixado o governo sem participar da transição havia sido o ex-chefe da Secretaria Geral da Presidência Gustavo Bebianno. Mandetta topou participar.  

O ex-ministro se diz aberto a colaborar com o governo e com o enfrentamento ao novo coronavírus. Questionado sobre os novos rumos do governo, ele se esquiva de comentar. Ele frisa que para colaborar com o enfrentamento do novo coronavírus precisa manter o silêncio. Diz querer evitar “interpretações dúbias” sobre suas declarações. 

Sem visitar os familiares em Campo Grande desde a chegada do Covid-19 ao Brasil, em fevereiro, Mandetta se programa para viajar de carro neste sábado ao Mato Grosso do Sul. Serão doze horas dirigindo, caso o agora ex-ministro da Saúde desista de fazer um pitstop na casa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que insiste para que o aliado político durma uma noite lá para quebrar a viagem de mil quilômetros. 

Longe do governo, Mandetta será uma espécie de conselheiro nacional no Democratas, partido ao qual é filiado.  A legenda avaliou que o ex-ministro não deve participar de governos estaduais para tentar evitar interpretações de que teria usado o Ministério da Saúde para ajudar aliados. Além do governador de Goiás, o de São Paulo, João Doria (PSDB), tinha demonstrado interesse em trabalhar com Mandetta.

Mandetta será “consultor” de governadores e prefeitos na crise, remunerado pela Fundação Liberdade e Cidadania, do DEM. O ex-deputado Abelardo Lupion (DEM-RS) diz que é preciso que o colega tenha um salário para viajar pelo Brasil enquanto durar a pandemia.

— Mandetta não é um cara rico, então precisa se manter. Nós temos a fundação do partido que vai fazer esse papel. A fundação Liberdade e Cidadania vai fazer esse papel, para ele poder ter essa facilidade de poder se locomover, poder ajudar — diz o aliado.

Fonte: O Globo

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.