Jornal Povo

PF e MPF fazem busca e apreensão em gabinete de “DESEMBARGADOR” do TJRJ

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal fazem, na manhã desta sexta-feira (17), uma busca e apreensão no gabinete do desembargador Mário Guimarães. A ação acontece no prédio do Tribunal de Justiça do Rio, no Centro da cidade.

Uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer afastou Guimarães do cargo por suspeita de corrupção. O desembargador integra banca de julgadores do concurso para juízes do Rio.

A assessoria do TJRJ confirmou que existe uma operação em andamento no local.

Em nota, a PF informou que operação tem como objetivo o combate à corrupção no TJ e que ao todo são 12 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos no Rio e em Petrópolis.

“A ação desta sexta-feira visa reprimir os crimes de corrupção, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro, em associação criminosa coordenada por um Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde o ano de 2008.

Na decisão do Ministro do STJ também foi deferida a indisponibilidade dos bens da organização criminosa e o afastamento do Desembargador de suas funções públicas”, diz o texto encaminhado pela PF.

No Rio, a ação acontece nos bairros do Centro, Barra da Tijuca e Guaratiba, na Zona Oeste, e Olaria, na Zona Norte.

Um anel foi apreendido em uma casa em Petrópolis durante ação da Polícia Federal — Foto: Dvulgação/PF
Um anel foi apreendido em uma casa em Petrópolis durante ação da Polícia Federal — Foto: Dvulgação/PF

Fonte: G1