Jornal Povo

TRF-4 inclui recurso de Lula no processo do sítio de Atibaia em pauta para julgamento virtual

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) incluiu o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra condenação no processo do sítio de Atibaia, em pauta para julgamento em uma sessão virtual. O período da sessão será entre os dias 27 de abril e 6 de maio.

Inicialmente, o julgamento iria ocorrer presencialmente no dia 25 de março, mas foi adiado devido medidas de prevenção à Covid-19.

O regulamento sobre as sessões virtuais judiciais determina que, nos dois dias úteis após a publicação da pauta da sessão de julgamento, o advogado ou o Ministério Público Federal podem requerer a sustentação oral presencial ou se opor, por outra razão, ao julgamento virtual.

A defesa de Lula protocolou uma petição na terça-feira (14), pedindo para o julgamento não acontecer. O documento será submetido ao relator da Lava Jato no tribunal, desembargador João Pedro Gebran Neto.

“Nossa manifestação apresenta fundamentos para que o julgamento não ocorra neste momento diante de diligências em curso da nossa parte e, também, pela complexidade do processo, que recomenda julgamento presencial e com a possibilidade de intervenção da nossa parte para prestar esclarecimentos de fato”, afirmou ao G1 o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

O recurso protocolado pela defesa de Lula é o de embargos de declaração, que pede a revisão de dúvidas, revisões ou contradições na sentença que o condenou. Em novembro de 2019, o ex-presidente recebeu pena de 17 anos, 1 mês e 10 dias pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em julgamento na segunda instância.

Na primeira instância, ele tinha sido condenado a 12 anos e 11 meses. O ex-presidente é acusado de ter se beneficiado com propinas de construtoras que teriam reformado e decorado um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, usado pela família do petista.

Esse é o segundo processo a que Lula respondeu na Justiça Federal após investigações na Lava Jato. O primeiro foi o caso Triplex, pelo qual foi condenado e preso, de abril de 2018 a novembro de 2019.

Fonte: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.