Jornal Povo

Juventude na linha de frente e experiência na retaguarda: receita do Vasco para reencontrar o rumo

A data da volta aos treinos ainda é incerta, mas o elenco do Vasco encontrará um novo perfil no comando após as férias. Além da troca de treinador, o clube vem aproveitando a paralisação para reformular comissão técnica e até a diretoria. A receita é juventude na linha de frente e experiência na retaguarda. Em comum, trajetórias vitoriosas em São Januário.

As mudanças foram necessárias para tentar dar um rumo ao time, que ainda não se encontrou em 2020. Além de ter um dos piores aproveitamentos no Campeonato Carioca, o time não convenceu a torcida, com atuações pobres e pouco inspiradas.

Antônio Lopes e Ramon ilustram bem a mistura de experiência, juventude e identificação com Vasco — Foto: Reprodução
Antônio Lopes e Ramon ilustram bem a mistura de experiência, juventude e identificação com Vasco — Foto: Reprodução

Aposta em Ramon e novos nomes na comissão

Com o desafio de comandar seu primeiro grande clube, Ramon Menezes foi o escolhido para substituir Abel Braga. Aos 47 anos, ele assume o time acompanhado do auxiliar Thiago Kosloski (38) e de Junior Lopes (46).

Até então auxiliar permanente do Vasco, Ramon é uma aposta caseira. A trajetória como ídolo dentro de campo e o baixo custo comparado a técnicos medalhões, como Abel Braga, pesaram na escolha. Além disso, ele chega respaldado com apoio do elenco, com que tem ótima relação, e da torcida. Logo após a saída de Abel, Ramon foi o mais votado em enquete sobre quem deveria ser o novo treinador.

Houve mais mudanças na comissão técnica. Carlos Germano foi efetivado como preparador de goleiros. Ídolo e multicampeão na década de 1990, ele já trabalhava no clube como auxiliar e vai substituir Marquinhos Santos. Na preparação física, Léo Cupertino, que estava no CRB, substitui Flávio de Oliveira.

Mudanças no departamento de futebol

  • José Luis Moreira assume a vice-presidência de futebol. Pasta estava vaga desde 2018
  • Antônio Lopes vai trabalhar no Vasco pela sétima vez. Chega como coordenador técnico e vai atuar ao lado de Ramon e da diretoria
  • Ex-auxiliar permanente, Ramon foi a solução caseira para o comando do time
  • Filho de Antônio Lopes e com vasto currículo no futebol brasileiro, Lopes Júnior será auxiliar
  • Thiago Kosloski terá sua primeira oportunidade como auxiliar em um grande clube do futebol brasileiro
  • Carlos Germano foi efetivado como preparador de goleiros
  • Léo Cupertino substitui Flávio de Oliveira na preparação física

Velhos conhecidos na retaguarda

Para dar respaldo a uma comissão técnica promissora e jovem, mas ainda com pouca experiência, o Vasco reforçou a “cozinha” com nomes conhecidos. Sem ninguém na vice-presidência de futebol desde 2018, Alexandre Campello acertou a volta de José Luís Moreira, nome forte do futebol nas gestões do ex-presidente Eurico Miranda.

Aos 71 anos, José Luis conhece bem o Vasco e era homem de confiança de Eurico Miranda. Em sua última passagem pela pasta, esteve à frente nas conquistas dos títulos cariocas de 2015 e 2016. Ele voltou falando em recuperar a credibilidade e colocar os salários em dia.Os vencimentos do elenco seguem atrasados, os jogadores ainda não receberam nenhum salário referente a 2020, mas o clube conseguiu quitar dezembro e o 13º salário desde a paralisação.

José Luis Moreira volta à vice presidência de futebol. Sua última passagem terminou em 2016 — Foto: Edgard Maciel de Sá
José Luis Moreira volta à vice presidência de futebol. Sua última passagem terminou em 2016 — Foto: Edgard Maciel de Sá

Uma das primeiras ações de José Luís foi trazer Antônio Lopes. Multicampeão e com mais de 600 jogos em seis passagens como treinador do Vasco, ele chega, aos 78 anos, para uma nova função, como coordenador técnico.

Lopes vai trabalhar ao lado de Ramon, mas também participará das decisões extracampo, ao lado do vice-presidente de futebol e do diretor-executivo André Mazzuco. Antes, o jovem dirigente estava sozinho na linha de frente, acumulando funções e problemas para resolver no futebol do Vasco.

– Chegamos as escolhas principalmente pelo histórico de ambos no Vasco. O Ramon Menezes já faz parte da comissão e, dentro das nossas possibilidades, se encaixava pelo conhecimento do clube e das nossas dificuldades. O Antônio Lopes volta para um lugar que ele conhece muito bem, com sua experiência dentro e fora de campo, vai ajudar o Ramon e o departamento de futebol nessa temporada – comentou José Luis, no anúncio da dupla.

Sem recursos para grandes contratações, o Vasco foi criativo e fez uma grande reformulação em sua retaguarda durante a quarentena. A receita foi aliar juventude e experiência com identificação e história no clube. Só o tempo dirá se as mudanças são suficientes para mudar o panorama dos primeiros meses do ano. A conferir.

Fonte: Globoesporte