Jornal Povo

Coronavírus: quem não usar máscaras será barrado no comércio e no transporte público do Rio

A partir da próxima quinta-feira, será obrigatório o uso de máscaras para quem estiver circulando em qualquer espaço público da cidade do Rio de Janeiro. A medida restritiva, que visa conter o avanço do coronavírus, está num decreto publicado neste sábado em ediçção extraordinária do Diário Oficial da prefeitura. O prefeito Marcelo Crivella disse que quem não estiver com a proteção deverá ser barrado em estabelecimentos comerciais e nos transportes públicos.

O acessório deverá ser usado em todos os espaços públicos da capital, como ruas, praças e prédios; no transporte coletivo público e privado e em estabelecimentos comerciais. A prefeitura ainda está definindo multas que poderão ser aplicadas.

— As máscaras podem ser de fabricação caseira, de algodão. Não precisam ser as profissionais. Estas devem ficar para os profissionais de saúde — afirmou o prefeito.

A prefeitura informou que publicaria o decreto neste sábado, mas a medida só vale após cinco dias, para a população se adaptar. As multas serão divulgadas em resolução das secretarias municipais de Saúde, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

— Na regulamentação haverá punição, porém estamos pensando na conscientização das pessoas. Quando as pessoas virem os garis com máscara e os guardas municipais com máscara vão pensar: “poxa vida, sou o único sem máscara’’? — comentou Marcelo Crivella.

Na sexta-feira, ao anunciar que baixaria o decreto,Crivella reforçou o pedido para que a população evite aglomerações e fique em casa. Quem precisar sair, deverá usar máscaras. Os estabelecimentos que não podem parar de funcionar serão obrigados a fornecer a proteção aos seus funcionários. Crivella acrescentou que nos próximos dias a prefeitura fará a distribuição de mais de 1,8 milhão de máscaras nas ruas.

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado sábado mostra que o estado do Rio de Janeiro registrou até o momento 387 mortes e 4.543 casos confirmados da Covid-19. Há ainda 179 óbitos suspeitos que estão sendo investigados. Nos últimos sete dias, o número de mortes no estado subiu 127%, passando de 170, no dia 12, para os 387 de ontem. Somente de sexta-feira para sábado, foram confirmadas 46 mortes em decorrência do novo coronavírus. Dos 92 municípios do estado, 68 já registram casos da doença.

Fonte: Jornal Extra