Jornal Povo

PM agride comerciante no Piauí; governador admite excesso, mas concorda com ação

https://www.youtube.com/watch?v=htz7N4VWmn8
Comerciante passa mal após ser algemado e detido por manter loja aberta, no Piauí

Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra agentes da força de segurança do estado do Piauí fechando uma loja aberta ilegalmente durante a quarentena. Em seguida, os policiais prendem e imobilizam o lojista, que desmaia. As imagens causaram reações e suscitaram discussões sobre os limites do estado para forçar a população a manter a quarentena.

Em entrevista à CNN, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que a medida de fechar a loja foi correta por parte dos servidores de segurança, mas que o abuso mostrado no vídeo provocou a abertura de uma investigação sobre o caso.

“Ação foi correta para cumprir a legislação, mas no momento do ato houve abusos. Pelo que vi nas imagens, o comércio não essencial estava aberto, configurando crime. Pelo que escutei da polícia, houve pedido de fechamento que não foi atendido de primeira, depois a solicitação de mostrar documentos do estabelecimento não foi mostrada, dificultando a ação”.

Segundos Dias, o estado age de acordo com normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para tentar mitigar os efeitos da pandemia no sistema de saúde do estado. “Em primeiro lugar, tomamos medidas educativas para pessoas que estão furando a pandemia. Importante lembrar que o Piauí é um dos estados na melhor situação de isolamento social.”

O governador também explicou que o estado já prepara sua reabertura, mas com alguns pré-requisitos para que isso aconteça.

“Cientistas de nosso grupo de retomada estão dizendo que entre 15 de abril a 18 de maio teremos curva elevada no número de pessoas contaminadas, mas se o estado chegar nos dias entre 10 e 18 de maio com declínio no numero de casos, nós podemos fazer a gradação de reabertura. A única coisa que nao queremos é reabrir como Cingapura e Japão, que reabriram e tiveram que voltar atrás.”

Fonte: CNN

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.