Jornal Povo

Decreto que obriga uso de máscaras no Rio de Janeiro começa a valer nesta quinta

Rio – O decreto do prefeito Marcelo Crivella que prevê o uso de máscaras de proteção no município do Rio de Janeiro entrou em vigor nesta quinta-feira. O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus. O uso também passou a ser compulsório em Duque de Caxias e Magé, na Baixada Fluminense; e em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Publicada no Diário Oficial de sábado, a regra prevê multa para quem descumprir a norma. Apesar de pessoas físicas não serem multadas, estabelecimentos considerados essenciais poderão sofrer sanções caso permitam o acesso de pessoas sem máscara. 

As secretarias municipais de Saúde, de Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos ainda estão trabalhando em uma resolução conjunta para definir o valor da multa. 

Uso também é obrigatório nos transportes

De acordo com o texto do município, em transportes públicos ou privados que levem passageiros o uso também é obrigatório. O Metrô, inclusive, vai instalar barreiras nas catracas e apenas quem estiver usando máscara poderá embarcar.

 “A partir de quinta-feira, em cumprimento ao decreto 47.375, de 18 de abril de 2020, o acesso ao MetroRio sem uso de máscaras não será mais permitido. Providencie a sua. Essa é uma medida de proteção para a saúde de todos. Contamos com a sua colaboração”, disse o MetrôRio.

A SuperVia também tornou obrigatório o uso do item. “A partir de amanhã, de acordo com os decretos 47.375 do município do Rio de Janeiro e 7.562 do município de Duque de Caxias, entra em vigor o uso obrigatório de máscaras por toda a população, inclusive no interior dos trens e das estações, como medida complementar à redução do contágio pelo COVID-19. É uma medida simples e as máscaras são eficientes e grandes aliadas no combate ao novo #Coronavírus. Contamos com a sua colaboração”, disse a concessionária.

Estátuas da cidade amanhecem com ‘máscaras’

A Prefeitura do Rio de Janeiro vestiu ‘máscaras’ nas estátuas da cidade, como forma de chamar a atenção da população para o decreto do prefeito Marcelo Crivella, tornando obrigatório o uso do adereço a partir desta quinta-feira.  Com as máscaras, a Prefeitura espera uma redução na velocidade do contágio do novo coronavírus.

Estátuas do Rio amanhecem de máscaras - Melodia NEWS
Estátuas do Rio de Janeiro amanhecem de máscara - Portal Roma News
Estátua de Carlos Drummond de Andrade amanhece mascarada. Entenda ...
Coronavírus: Estátuas da cidade amanhecem com 'máscaras' em ação ...
Estátua de Carlos Drummond de Andrade amanhece mascarada. Entenda ...
Estátua de Tom Jobim em Ipanema amanhece com máscara - 19/03/2020 ...
Estátuas do Rio amanhecem de máscara; acessório passa a ser ...

Mais de 40 estátuas amanheceram com ‘máscaras’ feitas de TNT (material semelhante a tecido, obtido através de liga de fibras) e que vão permanecer por dez dias nas esculturas. “É fundamental conscientizar. Se houver necessidade de sair para a rua, pedimos que o cidadão utilize a máscara e evite aglomerações. Esta campanha reforça a exigência da prática, seguindo a determinação do decreto do prefeito Marcelo Crivella”, afirmou Gutemberg Fonseca, gestor do Gabinete de Crise contra a Covid-19.

Fonte: O Dia