Jornal Povo

Grupo político do Flamengo pede inquérito contra Bandeira de Mello após declarações sobre incêndio no Ninho

As declarações de Eduardo Bandeira de Mello sobre o incêndio no Ninho do Urubu provocaram reação na política do Flamengo. O grupo “Vanguarda Rubro-Negra” enviou nesta segunda-feira um pedido formal ao presidente do Conselho de Administração, Bernardo Amaral, para a abertura de uma comissão de inquérito contra Bandeira. A informação foi divulgada pelo “UOL” e confirmada pelo GloboEsporte.com.

O pedido do grupo, guiado por Marcelo Vargas, um dos candidatos à presidência do Flamengo na eleição de 2018, se baseia em dois artigos do estatuto rubro-negro.

24, parágrafo XI: “Abster-se de usar qualquer meio de comunicação para veicular expressões desonrosas contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções;”

49: “Veicular expressões desonrosas, por qualquer meio de comunicação, contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções.”

O artigo 49 prevê duas punições: suspensão por até 360 dias ou eliminação do quadro social.


Na carta, o grupo afirma que Bandeira fez essas declarações para tentar se aproveitar do cargo que exerceu no Flamengo em sua campanha política – o ex-dirigente é pré-candidato à Prefeitura do RIo de Janeiro.

– Considerando o real interesse do representado; foi um arroubo de arrogância e uma tentativa vil para se aproveitar do cargo exercido recentemente no Clube de Regatas do Flamengo, objetivando usá-lo em sua campanha político-partidária – diz um trecho da nota.

Após receber a carta nesta segunda-feira, Bernardo Amaral irá analisar o pedido para instaurar ou não a comissão de inquérito. A tendência é de que uma decisão saia ainda nesta semana.

Entenda a situação

A polêmica começou quando Bandeira, em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, afirmou ter “quase certeza” que o incêndio não ocorreria se ele ainda fosse presidente. Depois da repercussão, ele explicou dizendo que havia a previsão para os meninos da base deixarem os contêineres na virada de 2018 para 2019.

– Se eu ainda fosse presidente, tenho quase certeza que não teria acontecido o incêndio. Fiquei lá seis anos e não aconteceu nada. O que aconteceu ali, eu já não estava mais lá, e sinceramente não sei qual foi a causa. Mas espero que o MP chegue à verdade. Porque é muito desagradável se ter inocentes sendo acusados de maneira totalmente injusta. Um deles sou eu – disse Bandeira.

A declaração resultou numa nota oficial do Flamengo, assinada pelos presidentes de poderes do clube, rebatendo as declarações de Bandeira. No último sábado, em entrevista ao canal oficial do clube, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, também criticou o ex-dirigente.

– Bandeira de Mello foi covarde ou até mau caráter. Essa atitude não sei se foi de mau caráter ou de oportunismo. Quem o conhece até acha que foi de mau caráter, mas eu fico com o oportunismo. Quem analisa, um jornalista, pode até falar isso, mas ele como ex-presidente nunca poderia. Foi na gestão dele que contrataram aquele contêiner, que as crianças estavam lá e chegaram todas as notificações da prefeitura – disse Braz. Bandeira negou que o clube tivesse recebido quaisquer notificações da prefeitura.

Leia a nota do grupo “Vanguarda Rubro-Negra” abaixo:

Representação contra Bandeira de Mello — Foto: Reprodução
Representação contra Bandeira de Mello — Foto: Reprodução

Fonte: Globoesporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.