Jornal Povo

Ministério Público de Contas pede apuração da exoneração de Valeixo

O Ministério Público de Contas, que atua junto ao Tribunal de Contas da União, solicitou abertura de apuração sobre a exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal. 

O pedido, feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, aponta a entrevista do ex-ministro Sergio Moro (Justiça) como elemento que indica a necessidade de apuração de desvio de finalidade no ato do presidente da República que formalizou a demissão de Valeixo. 

Na peça, Furtado solicita que o tribunal “avalie os motivos e causas da exoneração do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, pelo presidente da República, ante os indícios de sobreposição de interesses particulares ao interesse público e desvio de finalidade do ato administrativo, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade e da moralidade”.

A queda de Valeixo desencadeou uma crise no governo, pois foi seguida de um pedido de demissão de Sergio Moro com uma série de acusações de que o presidente tenta interferir politicamente na PF.

Fonte: CNN