Jornal Povo

Pandemia de coronavírus aponta a necessidade de estruturar rede de saúde a partir dos municípios’, afirma médica Fernanda Ontiveros

Médica  participa de “Live” na quinta feira para debater o tema e tirar dúvidas da população sobre a doença e os cuidados

Cumprir rigorosamente as recomendações de não sair de casa, manter rigorosos hábitos de higiene, uso de máscara de proteção e pedir a Deus para que tudo passe logo, é o que recomenda a médica Japeriense, Fernanda Ontiveros, diante da escala de crescimento da doença registrada nos últimos dias.

Segundo Fernanda, infelizmente o pior ainda está por vir. Ela prevê um mês de maio muito complicado.

Oficialmente o município de Japeri registrou até o momento 23 casos da doença e 1 óbito, entretanto sabemos que este número de casos pode ser até 15 vezes mais em razão da subnotificação.

Sem leitos de UTI, municípios como Japeri sofrem com sua estrutura limitada, inclusive para transferir pacientes graves com a Covid-19 para grandes pólos.

 Fernanda Ontiveros disse que o colapso no sistema de saúde neste momento da pandemia do coronavírus reflete a necessidade de uma significativa melhora no sistema de saúde, principalmente nos municípios, com investimentos em saúde básica e atendimento hospitalar.

A médica disse ainda que é necessário que os governantes se preocupem cada vez mais com investimentos,  infraestrutura hospitalar, equipamentos, contratação de médicos e profissionais de saúde, além de  investimento em pesquisas.

Fernanda Ontiveros destaca que a pandemia se trata de questão de saúde pública mundial, mas que a população vem sentindo o reflexo e as consequências em suas cidades, onde muitas vezes não se tem leitos de UTI´s para atendimento de emergência , como é o caso da cidade de Japeri, onde nasceu e se criou.

  “Nos últimos dias temos visto um crescimento da contaminação pelo coronavírus e a necessidade de se recorrer à rede de saúde. A nossa Baixada Fluminense, com uma população estimada de mais de 3,8 milhões de habitantes,  registrou 75% de aumento de casos de coronavírus. As mortes por conta da covid-19 aumentaram 25% na região. A situação pode piorar ainda mais. A região conta, atualmente, com menos de cem leitos municipais de isolamento para atender pacientes que apresentam sintomas do mal. Em Japeri , por exemplo,  não há um único leito deste tipo”, disse Fernanda.

Live “Bate-papo com a Doutora”

A medica anuncia para próxima Quinta Feira a realização de uma live na internet para debater esses e outros temas “Você que nos acompanha nas redes sociais e também pessoalmente, sempre interagindo com seus comentários , temos um encontro marcado!

Estaremos iniciando nesta quinta-feira, dia 30/04, às 10hs, faremos a nossa Live Bate-Papo com a Doutora !!!. Estaremos falando sobre essa pandemia que assola o mundo e particularmente, nossa Japeri e nossos munícipes… a COVID-19 !!!

Aguardo vocês para estarmos esclarecendo dúvidas, curiosidades, falando sobre o vírus e informando como podemos nos prevenir e precaver contra a contaminação pelo CORONAVÍRUS !!!

Participe, Convide seus Amigos(as), envie sua dúvida e/ou pergunta, direto em nossa Live “ concluiu