Jornal Povo

Prefeitura amplia prazo para taxistas darem entrada na autonomia devido ao coronavírus no Rio

A prefeitura aumentou o prazo para taxistas darem entrada no processo de obtenção de autonomia na cidade do Rio. A medida, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (27), foi adotada devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o decreto, o prazo para que os condutores iniciem o processo aumenta de 180 para 540 dias. Já o período para que apresentem os veículos passa de 360 para 720 dias. As novas datas começam a ser aplicadas um dia após a publicação de cada resolução referente ao mês em que a autonomia foi concedida.

Os auxiliares que foram contemplados na primeira leva de autonomias na atual gestão, em setembro de 2018, cujo prazo terminou em março, vão ter mais 90 dias para a abertura do processo.

A prefeitura também anunciou o aumento da vida útil dos táxis convencionais de 8 para 10 anos e dos táxis executivos de 7 para 9 anos.

Detran revê suspensões de carteiras

Outra mudança diante da pandemia da Covid-19 foi adotada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RJ (Detran), que começou a rever os processos de suspensão das carteiras de habilitação durante o período de restrições no estado.

De acordo com o órgão, os processos em que motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e cumpriram o tempo de suspensão vão ser temporariamente suspensos caso os condutores tenham o status atual de “aguardando realização do curso de reciclagem”.

Fonte: G1