Jornal Povo

Botafogo está sem relatório de auditoria e aprovação interna a um dia da publicação do balanço

Os clubes têm até às 23h59 desta quinta-feira para publicarem os balanços financeiros referentes a 2019. A um dia do fim do prazo, o Botafogo ainda não teve as contas aprovadas pelo Conselho Fiscal e ainda aguarda relatório da auditoria externa, que precisa ser anexado ao documento.

Ao GloboEsporte.com, o vice-presidente financeiro, Luiz Felipe Novis, afirmou que o clube irá publicar o balanço dentro do prazo, mesmo que o relatório não fique pronto a tempo. Mas a expectativa da diretoria alvinegra é de que seja possível publicar o parecer da auditoria junto com o balanço.

O dirigente lembrou, também, das dificuldades impostas pelo contexto de pandemia. O esforço para conter o coronavírus mudou rotinas e dificultou o trabalho dos clubes e dos escritórios de contabilidade. Tanto que a Comissão Nacional de Clubes (CNC) pediu extensão do prazo para publicação dos balanços, o que ainda não foi atendido pelo Ministério da Economia.

De acordo com o artigo 46A da Lei Pelé, “as entidades de administração do desporto e as de prática desportiva envolvidas em quaisquer competições de atletas profissionais, independentemente da forma jurídica adotada, com ou sem finalidade lucrativa,são obrigadas a elaborar e publicar as demonstrações contábeis e balanços patrimoniais, de cada exercício, devidamente auditados por auditoria independente”.

– Estamos vivendo uma situação totalmente atípica. Existe, inclusive, um requerimento encaminhado por várias entidades ao Ministério da Economia solicitando a prorrogação do prazo. Não tivemos resposta, por isso vamos publicar o que temos, mesmo que eventualmente sem o relatório da auditoria – afirmou Novis.

Em contato com o GloboEsporte.com, o conselheiro fiscal Carlos Eduardo Godinho questionou a demora na conclusão do balanço e disse que o documento deveria ter sido entregue em fevereiro para que os conselhos tivessem tido tempo para analisar. Para ele, a quarentena não pode ser usada como justificativa.

– Eu não concordo que seja publicado um documento que não foi auditado. Quem valida a documentação que foi exposta no balanço é a empresa auditora, só ela pode dizer se são verídicos os documentos e os dados do balanço. O trabalho dos Conselhos Fiscal e Deliberativo é checar as informações depois de auditadas.

– E o que tem a ver a pandemia com a apresentação do relatório da auditoria? Isso pode ser feito durante o próprio ano conforme forem entregues as movimentações mensais, e eles ainda tiveram dois meses antes da pandemia para resolver isso. Não acredito nessa justificativa que nos deram – afirmou Godinho.

Para 2019, o Botafogo planejou movimentar pouco mais de R$ 250 milhões, número apresentado pela diretoria no orçamento do último ano. O balanço real não está fechado porque o clube ainda espera pela avaliação da empresa contratada. Na demonstração de 2018, por exemplo, houve divergência de cerca de R$ 20 milhões sobre o total de dívidas. O motivo foi uma briga que corre na justiça entre o Alvinegro e a construtora Odebrecht.

Por videoconferência, o presidente do Conselho Fiscal, Sergio Cerqueira, detalhou na última semana os números aos sócios que formam o órgão. Foi o primeiro encontro virtual para tratar do tema. Depois disso, os conselheiros não receberam nenhuma atualização da diretoria. O CF ainda tem prazo de cerca de três semanas para aprovar ou reprovar as contas, o que só vai acontecer após ser entregue o relatório da auditoria.

Além da auditoria e da aprovação dos conselheiros fiscais, o protocolo indica que o balanço financeiro deve ser analisado também pelo Conselho Deliberativo antes de ser publicado pelo clube. O que é praxe, mas não obrigatório. As reuniões em General Severiano estão suspensas durante a quarentena. Encontros virtuais, por enquanto, também estão descartados.

Fonte: Globoesporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.