Jornal Povo

Botafogo está sem relatório de auditoria e aprovação interna a um dia da publicação do balanço

Os clubes têm até às 23h59 desta quinta-feira para publicarem os balanços financeiros referentes a 2019. A um dia do fim do prazo, o Botafogo ainda não teve as contas aprovadas pelo Conselho Fiscal e ainda aguarda relatório da auditoria externa, que precisa ser anexado ao documento.

Ao GloboEsporte.com, o vice-presidente financeiro, Luiz Felipe Novis, afirmou que o clube irá publicar o balanço dentro do prazo, mesmo que o relatório não fique pronto a tempo. Mas a expectativa da diretoria alvinegra é de que seja possível publicar o parecer da auditoria junto com o balanço.

O dirigente lembrou, também, das dificuldades impostas pelo contexto de pandemia. O esforço para conter o coronavírus mudou rotinas e dificultou o trabalho dos clubes e dos escritórios de contabilidade. Tanto que a Comissão Nacional de Clubes (CNC) pediu extensão do prazo para publicação dos balanços, o que ainda não foi atendido pelo Ministério da Economia.

De acordo com o artigo 46A da Lei Pelé, “as entidades de administração do desporto e as de prática desportiva envolvidas em quaisquer competições de atletas profissionais, independentemente da forma jurídica adotada, com ou sem finalidade lucrativa,são obrigadas a elaborar e publicar as demonstrações contábeis e balanços patrimoniais, de cada exercício, devidamente auditados por auditoria independente”.

– Estamos vivendo uma situação totalmente atípica. Existe, inclusive, um requerimento encaminhado por várias entidades ao Ministério da Economia solicitando a prorrogação do prazo. Não tivemos resposta, por isso vamos publicar o que temos, mesmo que eventualmente sem o relatório da auditoria – afirmou Novis.

Em contato com o GloboEsporte.com, o conselheiro fiscal Carlos Eduardo Godinho questionou a demora na conclusão do balanço e disse que o documento deveria ter sido entregue em fevereiro para que os conselhos tivessem tido tempo para analisar. Para ele, a quarentena não pode ser usada como justificativa.

– Eu não concordo que seja publicado um documento que não foi auditado. Quem valida a documentação que foi exposta no balanço é a empresa auditora, só ela pode dizer se são verídicos os documentos e os dados do balanço. O trabalho dos Conselhos Fiscal e Deliberativo é checar as informações depois de auditadas.

– E o que tem a ver a pandemia com a apresentação do relatório da auditoria? Isso pode ser feito durante o próprio ano conforme forem entregues as movimentações mensais, e eles ainda tiveram dois meses antes da pandemia para resolver isso. Não acredito nessa justificativa que nos deram – afirmou Godinho.

Para 2019, o Botafogo planejou movimentar pouco mais de R$ 250 milhões, número apresentado pela diretoria no orçamento do último ano. O balanço real não está fechado porque o clube ainda espera pela avaliação da empresa contratada. Na demonstração de 2018, por exemplo, houve divergência de cerca de R$ 20 milhões sobre o total de dívidas. O motivo foi uma briga que corre na justiça entre o Alvinegro e a construtora Odebrecht.

Por videoconferência, o presidente do Conselho Fiscal, Sergio Cerqueira, detalhou na última semana os números aos sócios que formam o órgão. Foi o primeiro encontro virtual para tratar do tema. Depois disso, os conselheiros não receberam nenhuma atualização da diretoria. O CF ainda tem prazo de cerca de três semanas para aprovar ou reprovar as contas, o que só vai acontecer após ser entregue o relatório da auditoria.

Além da auditoria e da aprovação dos conselheiros fiscais, o protocolo indica que o balanço financeiro deve ser analisado também pelo Conselho Deliberativo antes de ser publicado pelo clube. O que é praxe, mas não obrigatório. As reuniões em General Severiano estão suspensas durante a quarentena. Encontros virtuais, por enquanto, também estão descartados.

Fonte: Globoesporte