Jornal Povo

Depois de minimizar coronavírus, Bolsonaro diz que governadores são responsáveis por mortes

BRASÍLIA — Após minimizar diversas vezes os riscos do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a responsabilidade das mortes registradas até aqui é dos governadores, e não dele. A declaração foi feita um dia após Bolsonaro responder “e daí?” e perguntar o que ele podia fazer, depois de ser questionado sobre novo recorde de mortes pela Covid-19 no país, que já passam de 5 mil.

Bolsonaro argumentou que, como decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e prefeitos têm autonomia para decidirem sobre medidas restritivas no combate ao coronavírus e, por isso, eles precisam explicar por que as mortes continuaram mesmo após essas medidas serem tomadas.

— Questão de mortes, a gente lamenta as mortes profundamente. Sabia que ia acontecer. Agora, quem tomou todas as medidas restritivas foram governadores e prefeitos — disse Bolsonaro, acrescentado depois: — Essa conta tem que ser perguntada para os governadores. Perguntem ao senhor João Doria, ao senhor (Bruno) Covas, de o porquê terem tomado medidas tão restritivas e continua morrendo gente. Eles têm que responder. Vocês não vão colocar no meu colo essa conta.

Questionado se não tinha nenhuma responsabilidade sobre as mortes, o presidente respondeu:

— A pergunta é tão idiota que eu não vou responder.

Bolsonaro voltou a criticar a imprensa pela cobertura da pandemia. Ele disse que não aceita que seja atribuída a ele a culpa pelas mortes que ocorrem no país.

— Não adianta a imprensa querer botar na minha conta essas questões que não cabem a mim. Não adianta Folha de São Paulo, O Globo aí que fez uma manchete mentirosa, né, tendenciosa, querer colocar a culpa em mim.

— O senhor não falou aquilo ontem? — indagou um repórter.

— Você não botou o complemento. Você não botou o complemento. Vocês não têm moral. A Globo não tem moral, tá certo? Não tem moral. Botou só o ‘e daí’. Você é um mentiroso. A Globo é mentirosa.

Ao ser perguntado qual complemento estava faltando, o presidente respondeu e fez novos ataques a GLOBO:

— Complemento que eu lamento. Tá lá, eu falei. Mesmo fazendo entrevista, eu perguntei, tinha pelo menos duas TVs ao vivo, mesmo ao vivo…

O GLOBO, em reportagem publicada no site na terça-feira à noite e no jornal impresso desta quarta-feira, registrou o primeiro comentário de Bolsonaro: “E daí? Lamento”. E, também, sua frase ao final da entrevista, depois de saber que havia transmissão ao vivo, se solidarizando com a família das vítimas.

Na terça-feira à noite, ao ser perguntado sobre as mortes, a primeira reação do presidente foi:

— E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre — complementou, se referindo a um dos seus sobrenomes.

Ao final da entrevista, Bolsonaro perguntou: “Alguém está ao vivo por acaso? Todo mundo?” E, em seguida, afirmou:

— A gente lamenta a situação que nós atravessamos com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos. Grande parte eram pessoas idosas, mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás.

Bolsonaro já minimizou diversas vezes os riscos do coronavírus. No início de março, por exemplo, disse que a doença era “muito mais fantasia”. Dias depois, afirmou que a Covid-19 não iria matar mais de 800 pessoas no Brasil e que “brevemente” a população iria saber que foi enganada por governadores e pela imprensa. No início de abril, afirmou que o vírus “não é tudo isso que estão pintando”. Depois, no último dia 12, disse que “parece que o vírus começa a ir embora”, mas os casos continuaram crescendo.

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira o registro de 5.017 óbitos por coronavírus. Com isso, o país passou a China no número de mortes pela Covid-19 – até agora, a nação asiática registrou 4.637 vítimas fatais, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (UE).

Fonte: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.