Jornal Povo

Nenê pede cautela para volta do futebol: “É preciso que tenhamos a certeza da nossa segurança”

Fluminense já avisou para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que não aceitará voltar a jogar durante a pandemia do coronavírus enquanto não houver segurança, tanto de saúde quanto jurídica. E os jogadores parecem compartilhar a mesma opinião. Um dos líderes do elenco tricolor, Nenê se posicionou favorável à cautela ao comentar sobre os impactos da quarentena para o futebol:

Nenê adota cautela para o retorno dos campeonatos no Brasil — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Nenê adota cautela para o retorno dos campeonatos no Brasil — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

– Não só o futebol vai mudar, como todos nós já mudamos. Este período nos trouxe muitas reflexões, principalmente sobre o cuidado com a nossa vida e a vida do próximo. É preciso que tenhamos a certeza da nossa segurança para a retomada do futebol. A prática do esporte, seja ela profissional ou não, precisa transmitir a imagem da saúde e do bem estar. Os responsáveis pelo nosso futebol precisam manter essa máxima para que todos nós possamos voltar a atuar com tranquilidade.

A Ferj montou um planejamento para um eventual retorno das atividades durante a pandemia e, através de vídeo-conferência, tem feito reuniões com os clubes sobre o tema. Porém, nos bastidores, o Fluminense é quem mais vem entrando em embate com a entidade e só aceitará voltar a jogar se a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde, os governos estadual e federal, a Fifa e a CBF autorizarem e isentarem os times de responsabilidade por casos de contaminação.

Por conta da paralisação dos campeonatos no país, o Fluminense usou o mês de abril para dar férias a seus jogadores, e muitos viajaram para passar a quarentena ao lado da família. Nenê foi para sua cidade-natal, Jundiaí, no interior de São Paulo, e mesmo em recesso manteve uma rotina de treinos aproveitando as condições de sua chácara, como campo e quadra de areia.

– Tenho treinado bastante e aproveitado com meus filhos e esposa, sempre respeitando os cuidados pela situação que estamos. Os trabalhos diários são importantes porque logo estaremos de volta e procuro manter a forma para poder ajudar a equipe da melhor maneira possível em nosso retorno – afirmou o meia, que diz manter contato com o elenco nas férias, mas evitam falar de futebol:

– A gente fica em contato, sim. Temos nossos grupos e a resenha rola por lá. Procuramos falar sobre como estão as coisas, se as famílias estão bem etc. O futebol deixamos para falar na volta (risos).

Meia vinha treinando mesmo durante as férias em sua chácara em Jundiaí — Foto: Reprodução / Instagram
Meia vinha treinando mesmo durante as férias em sua chácara em Jundiaí — Foto: Reprodução / Instagram

O Fluminense era dono da melhor campanha no Campeonato Carioca até a paralisação e aumentava cada vez mais o entrosamento sob o comando de Odair Hellmann, mas os jogadores sabem que será difícil manter o nível para recomeçar. A partir de sexta-feira, o elenco será orientado a fazer sessões de treinos de casa com supervisão do clube, e Nenê pregou dedicação para o time voltar como antes:

– Acredito que ninguém gostaria de estar passando por isso. Qualquer interrupção de um momento bom nos traz frustração, mas entendemos que foi por motivos maiores. Agora precisamos focar em nossa retomada e como podemos resgatar as qualidades que a equipe apresentava anteriormente.

Fonte: Globoesporte