Jornal Povo

Meu Jogo Inesquecível: Rafael Portugal lembra estreia no estádio e cria o seu “BBB do Fluminense”

Segunda-feira, 27 de abril de 2020. Fim do expediente na C.A.T. BBB (Central de Atendimento ao Telespectador do Big Brother Brasil). Mas espera aí, Rafael Portugal. Tem uma última ligação aguardando na linha aqui: “Alô. O quê? Agora que acabou o programa é para voltar a falar de futebol? E você quer saber qual foi o jogo mais especial para mim? E não vale dizer que foi o paredão do Prior com a Manu?”

Rafael Portugal foi a sensação do BBB 20 na Central de Atendimento ao Telespectador — Foto: Victor Pollak / Globo
Rafael Portugal foi a sensação do BBB 20 na Central de Atendimento ao Telespectador — Foto: Victor Pollak

O humorista sensação do BBB 20 (e sósia assumido do Elano nas horas vagas) para falar da outra paixão dos brasileiros além de reality show. Afinal, o Rafael sempre gostou de futebol e nunca escondeu o seu time de coração: o Fluminense. As memórias do jogo que considera o mais marcante curiosamente não são muitas, já que era apenas um garoto na época. Mas guardam um significado que ele nunca vai esquecer:

– Foi um Fluminense e Bangu no Estádio Moça Bonita, em Bangu. Eu era criança, fui levado para assistir pelo melhor amigo do meu pai, que faleceu quando eu tinha sete anos. Esse amigo, Toninho, é tricolor e me levava junto com o filho dele para os jogos, e esse foi o meu primeiro. Ali, coloquei pela primeira vez a camisa do Fluminense – revelou o humorista, ao recordar que foi uma vitória tricolor, mas sem se lembrar do placar ou do ano da partida.

Jornal "O Globo" do dia 8 de maio de 1995 destaca grande vitória em Moça Bonita — Foto: Reprodução / O Globo
Jornal “O Globo” do dia 8 de maio de 1995 destaca grande vitória em Moça Bonita — Foto: Reprodução

Com a ajuda do próprio Toninho, o GloboEsporte.com achou o jogo: Bangu 0 x 1 Fluminense no dia 7 de maio de 1995 (veja no vídeo acima). Gol de Rogerinho, emplacando a quinta vitória seguida do Tricolor, que liderava a fase final do Campeonato Carioca em que acabou campeão. Entre os 5.255 torcedores em Moça Bonita estava Rafael Portugal. Só que, mais do que o resultado, do que o herói e até do que o próprio título que estava a caminho, sua memória se apegou ao afeto:

– Sou tricolor por conta dele, esse cara meio que virou um pai para mim. Toda a minha infância alegre, de viagem, de Maracanã, de Moça Bonita… Minha primeira camisa do Fluminense foi ele que me deu. Ele é muito importante na minha vida em tudo que você possa imaginar, na minha infância e adolescência e, principalmente, por conta do Fluminense. Ele é muito tricolor, e eu amava ouvir jogos no rádio. Quando não ia ao estádio, ele colocava o radinho ligado, e a gente ficava ouvindo.

O pequeno Rafael Portugal ao lado de seu segundo pai, Toninho, em um jogo do Fluminense no Maracanã — Foto: Arquivo Pessoal
O pequeno Rafael Portugal ao lado de seu segundo pai, Toninho, em um jogo do Fluminense no Maracanã — Foto: Arquivo Pessoal

Nascido em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rafael começou a ir aos jogos em Moça Bonita pela proximidade, já que o estádio fica no bairro vizinho de Bangu. O garoto, que perdeu o pai, Seu João, vítima de um câncer, cresceu junto do amigo e vizinho Daniel, filho de Toninho, que carregava os dois para cima e para baixo:

– A gente estava sempre muito junto. Na frente da minha casa tem uma praça onde eles jogavam bola, eu dei camisa do Fluminense para ele… O pai dele era Botafogo, não lembro se ele já tinha time na época, mas foi “fluminencizando” (risos). O que eu fiz pelo meu filho fiz por ele também. Eles tinham praticamente a mesma idade, foram criados da mesma maneira, passeávamos juntos… É como se fosse um filho, mas não fiz nada demais. Foi mais prazer para mim do que para ele – disse Toninho, contando como se comportava o pequeno Rafael nos estádios:

– Era extrovertido, fazia amizade com todo mundo… Aquela brincadeira que gostava. Não era sempre bagunça, mas gostava de ficar na torcida, de cantar. No Maracanã, então, era tipo carnaval, uma coisa diferente.

Rafael e Toninho com Romerito na última vez que foram a jogo juntos, em um Fla-Flu em 2018 — Foto: Divulgação
Rafael e Toninho com Romerito na última vez que foram a jogo juntos, em um Fla-Flu em 2018 — Foto: Divulgação

Mesmo com a correria do dia a dia, entre shows, gravações do BBB e do “Porta dos Fundos”, Rafael dá um jeito de acompanhar o Fluminense. Seja pela televisão, sites de notícias, redes sociais ou através de amigos. E garante estar gostando do que viu (ou ouviu) até agora:

– Está difícil de acompanhar por conta dos trabalhos, estou sempre pedindo ajuda ao Lele, amigo de infância que é tricolor e sabe de absolutamente tudo. Estou sabendo que o Mário Bittencourt tem feito um bom início, contratou dentro dos limites do clube e encorpou com jogadores experientes, mantendo os antigos e os novos. Exemplo disso é o Nenê, Muriel, Ganso, Hudson, Matheus Ferraz e Digão, fora a garotada, Marcos Paulo, Miguel, Nino… – afirmou, mostrando otimismo:

Rafael Portugal tem até camisa personalizada do Fluminense em sua coleção — Foto: Arquivo Pessoal
Rafael Portugal tem até camisa personalizada do Fluminense em sua coleção — Foto: Arquivo Pessoal

– O começo do ano foi promissor, fizemos bons jogos, e o novo técnico, Odair, tem dado consistência ao time. Espero que após essa pandemia tenhamos um Flu brigando por posições em cima na tabela do Brasileiro.

O humorista também tem suas histórias curiosas e divertidas envolvendo o time de coração:

– Teve o dia que eu desci do carro para abraçar o Muricy (Ramalho, técnico campeão brasileiro em 2010 com o Fluminense), que estava entrando em um hotel. Uma vez saí de Realengo para assistir ao treino (em Laranjeiras), mas nesse dia não podia e fiquei um tempo tentando criar coragem para pedir ao Pedro Bial, que estava ali perto jogando basquete. Mas fiquei sem graça e voltei para casa.

Rafael Portugal tem várias fotos com a camisa do Fluminense em suas redes sociais — Foto: Arquivo pessoal
Rafael Portugal tem várias fotos com a camisa do Fluminense em suas redes sociais — Foto: Arquivo pessoal

A gente imagina a cena, Rafael. A resenha está boa, mas antes de desligar a C.A.T. até o próximo BBB, que tal um desafio? Bate-bola, jogo rápido, voto aberto e sem confessionário.

De todos os jogadores e técnicos que você viu do Fluminense, quem você indicaria para… Ser líder?

– Líder é o Fred porque está voltando para o Flu e não é dos antigos, tipo Rivellino, Gerson etc… É um ídolo mais recente.

E quem você indica para ir para o paredão ou ficar confinado durante três meses fora do time?

– Paredão? (Risos) Cara, tem tantos, meu Deus. Mas pelo que entendi da pergunta precisa estar no time atual, então põe o Gilberto. Gilberto, não é nada pessoal, tá? Questão de afinidade. Estou zoandooooo (risos).

E para encerrar, quem merece ganhar, por serviços prestados, um “vale night” para curtir as festas do BBB, sem precisar ficar confinado no resto do dia?

– Para curtir a festa com certeza, do elenco atual, nosso vovô Nenê (risos). Artilheiro do Flu 2020. Te amo!

Anotou aí, Boninh… Quer dizer, Odair?

Fonte: Globoesporte