Jornal Povo

Botafogo perde cerca de 400 sócios durante pandemia e vê “associado compreensivo com momento”

A torcida alvinegra tem jogado junto com o Botafogo durante a quarentena e mantém ativa uma das fontes de receita do clube, que é o programa de sócio-torcedor. Com o futebol parado desde o dia 15 de março, o Alvinegro vê uma oscilação pequena no cancelamento dos planos e perdeu cerca de 400 associados nesse período.

Antes da pandemia do novo coronavírus, o Botafogo contava com aproximadamente 32.600 sócios-torcedores. Nesta quinta, o site registrava 32.168 associados.

– A leitura geral, baseada nos relatórios que tenho recebido, é que o associado tem sido compreensivo com o momento. É uma receita extremamente importante para o clube, por isso aproveito também para agradecer aos torcedores pelo apoio incondicional nesse período difícil e de incertezas lastreado pela pandemia – afirmou o presidente Nelson Mufarrej.

No fim de março, o clube anunciou medidas para ajustar o programa de sócio-torcedor à nova realidade e ofereceu facilidade para cancelamentos.

Botafogo vê pequena oscilação no número de associados durante pandemia — Foto: Reprodução
Botafogo vê pequena oscilação no número de associados durante pandemia — Foto: Reprodução

No balanço financeiro da temporada 2019 publicado nesta quinta, o Alvinegro divulgou que arrecadou pouco mais de R$ 6 milhões com o programa de sócio-torcedor no ano passado.

O Botafogo trabalha para diminuir o impacto da crise provocada pelo vírus. Sem a receita de estádio e TV, o clube sofre ainda com a comercialização de produtos e já perdeu seu patrocinador master. Apesar disso, é uma das equipes que decidiu ainda não reduzir os salários dos jogadores, mas ainda deve os vencimentos de março e não tem recursos para quitar. Funcionários têm férias, parte de fevereiro e março em aberto.

Para manter o funcionamento do clube, o Botafogo avalia a redução de despesas. “Estamos planejando uma revisão de orçamento, basicamente as receitas e despesas operacionais”, revelou um dirigente.

Atletas e parte dos funcionários estavam de férias até esta quinta. Por enquanto, o clube não demitiu ninguém, mas não garante que a situação permanecerá a mesma a partir deste mês: “Não houve e certamente não haverá demissões até 30 de abril. Depois desta data, teremos que analisar”, afirmou outro membro da diretoria alvinegra.

Fonte: Globoesporte