Jornal Povo

Reunião de 3h, unanimidade por cautela e liberação da volta ao Rio: Fluminense traça rumo pós-férias

Fluminense divulgou nesta sexta-feira a programação para o retorno das férias e informou que os jogadores foram autorizados a ficar em suas cidades ao lado das famílias, “desde que tenham estrutura de tecnologia e espaço físico suficientes para receberem o programa de treinos e executá-lo”. As decisões sobre o rumo dos trabalhos a partir de agora foram tomadas em reunião pela internet na última quinta, e o GloboEsporte.com apurou os bastidores do encontro.

A reunião durou aproximadamente três horas e envolveu cerca de 50 pessoas por vídeo-conferência. Todos os 31 jogadores do profissional do elenco profissional participaram, junto com os membros da comissão técnica, o presidente Mário Bittencourt e sua diretoria, o departamento médico e os profissionais da área de psicologia e nutrição.

Como no movimento da “Democracia Corintiana” em 1982 – em que os jogadores do Corinthians tinham voz ativa nas decisões do clube, como por exemplo períodos de concentração e horários de treinos –, o Fluminense tem dado abertura ao elenco. Depois da negociação coletiva para redução salarial, a diretoria agora debateu com os atletas qual nível de cautela deveriam tomar para a retomada das atividades. E por unanimidade foi escolhido respeitar a extensão da quarentena.

Nenê conta com campo, quadra de areia e piscina em sua chácara em Jundiaí — Foto: Divulgação / Instagram
Nenê conta com campo, quadra de areia e piscina em sua chácara em Jundiaí — Foto: Divulgação / Instagram

Havia também uma orientação para o elenco retornar ao Rio de Janeiro – muitos aproveitaram as férias para ficar ao lado família em suas cidades-natal. O objetivo era que estivessem disponíveis para voltar a treinar no CT assim que houvesse a autorização dos órgãos governamentais e de saúde. Mas a liberação para continuarem onde estão foi um pleito dos próprios jogadores, e a diretoria atendeu.

Assim, o elenco retorna de férias voltará a treinar em suas casas a partir deste sábado, seguindo a nova programação que foi passada. Agora todos terão horários fixos de treinamento e supervisão da comissão técnica por vídeo-conferência durante as atividades de força e funcional. Os trabalhos aeróbicos continuarão sendo feitos separadamente, de acordo com a rotina de cada um.

Sede do Fluminense nas Laranjeiras está fechada desde o dia 16 de março — Foto: Nelson Pérez
Sede do Fluminense nas Laranjeiras está fechada desde o dia 16 de março — Foto: Nelson Pérez

Na noite da última quinta-feira, o Fluminense também anunciou que ampliou a paralisação das atividades do clube até o dia 15 de maio. Foi a terceira vez que a diretoria prorrogou a quarentena interna por causa da pandemia do coronavírus. Inicialmente, ainda em março, a sede nas Laranjeiras e o CT Carlos Castilho foram fechados durante 15 dias. Depois, anunciou que a suspensão seria por tempo indeterminado; em seguida deu prazo até o fim de abril e agora por mais 15 dias.

A maioria dos trabalhadores tricolores já vinha fazendo “home office”, ou seja, trabalhando de casa, e apenas “funcionários estritamente fundamentais” continuavam com permissão para ir às Laranjeiras. Os que tem mais de 60 anos e possuem doenças pré-existentes – o que os tornam parte do grupo de risco com maior grau de mortalidade do coronavírus – já estavam liberados por tempo indeterminado.

Fonte: Globoesporte