Jornal Povo

Hospital de campanha do Riocentro recebe os primeiros pacientes da Covid-19

O Hospital de Campanha do Riocentro, inaugurado nesta sexta-feira (1º), na Zona Oeste do Rio, recebeu os primeiros pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Quatro pessoas deram entrada na unidade na noite de sexta, encaminhadas pela Central Unificada de Regulação, a partir das unidades de urgência e emergência.

A unidade, exclusiva para atender pacientes com a Covid-19, começou a funcionar com 100 leitos, sendo 20 de UTI. A estrutura, porém, terá capacidade total para 500 leitos – 400 de enfermaria e 100 de UTI.

Com 76 anos, uma senhora teve que ir para a UTI. Os demais internados são homens, com 65, 51 e 33 anos de idade. A previsão é que mais quatro pacientes sejam encaminhados para a unidade até o fim da manhã deste sábado (2).

Quatro pacientes com o novo coronavírus foram levados para o Hospital de Campanha do Riocentro na noite de sexta-feira (1º) — Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
Quatro pacientes com o novo coronavírus foram levados para o Hospital de Campanha do Riocentro na noite de sexta-feira (1º) — Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Outros 400 leitos

Os demais 400 leitos da unidade de campanha da Prefeitura, construída emergencialmente no Riocentro, serão ativados progressivamente, conforme a chegada, na semana que vem, dos respiradores e demais equipamentos de saúde adquiridos pelo município na China.

“A gente espera que recebendo os novos respiradores da China, na próxima sexta-feira quando a vão 300 [respiradores] a gente já vai ter condições de abrir todo este hospital, e também aumentar os leitos na rede e lá no [Hospital Ronaldo] Gazolla”, disse o prefeito ao ser questionado sobre a abertura de todos os leitos.

Fonte: G1