Jornal Povo

Juíza intima Ministério da Saúde a trocar diretoria do Hospital de Bonsucesso e cita ‘omissão’

A juíza federal Carmen Silvia Lima Arruda intimou o Ministério da Saúde a destituir a direção do Hospital Federal de Bonsucesso e disse que o hospital está sendo “omisso” durante a pandemia.

Na última audiência, na quinta-feira (30), ela cobrou a abertura dos leitos de seis hospitais federais da cidade do Rio, que já havia sido determinada e não foi cumprida.

“Estão com três andares fechados, estamos vendo as providências que a senhora está tomando (…) Estou intimando o Ministério da Saúde, na pessoa do seu Ademir Lapa, para ciência do que está se passando no Hospital de Bonsucesso e providenciar a imediata troca da diretoria do hospital pela omissão diante da pandemia”, disse a juíza.

Jornal Nacional denunciou que há leitos fechados em Bonsucesso. O hospital prometeu 177 leitos, mas só 18 estava ocupados até quinta-feira (2). São salas e salas com leitos vazios e com respiradores. Enquanto isso, pacientes agonizam à espera de internação adequada.

Muito exaltada durante a audiência, a magistrada exemplificou o que considerou omissão da diretoria durante o combate ao novo coronavírus.

“Sequer foi realizada uma compra de teste de Covid”, criticou.

No documento, a juíza também intima o Comandante do Comando Militar do Leste a apresentar relatório, em 24 horas, sobre os insumos e demais itens necessários para abertura do hospitais de campanha e com o cronograma detalhado.

A magistrada ainda determina, que diante da negligência da Direção do Hospital de Bonsucesso na elaboração de Plano de Contingência, e considerando a informação da Secretaria Municipal de Saúde de que há 1.000 pacientes em fila aguardando leito para transferência, que o Ministério da Saúde esclareça:

“Como a Adminstração do Hospital Federal de Bonsucesso deve proceder em relação aos equipamentos ociosos do Hospital, em especial em relação aos 30 leitos prontos e 14 respiradores de standby”.

A equipe de reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda resposta.

Fonte: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.