Jornal Povo

Rolando Alexandre é novo diretor-geral da PF

O delegado Rolando Alexandre, é o novo diretor-geral da Polícia Federal. Ele atuava como secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Investigação (Abin). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feita (4).

Momentos depois de o nome de Rolando ser confirmado no DOU, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou a conta que mantém no Twitter para compartilhar uma cópia da decisão. De acordo com a agenda do presidente, a assinatura do Termo de Posse de Rolando Alexandre ocorreu entre 10h00 e 10h20 no Palácio do Planalto.

Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Ele foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, assumiu o cargo de diretor da Abin a convite de Alexandre Ramagem.

É considerado braço direito Ramagem, que teve a nomeação para a direção da PF suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

Moraes é o relator de ação protocolada pelo PDT. O partido questionou a nomeação feita pelo presidente, Jair Bolsonaro, na esteira de uma série de acusações do ex-juiz Sergio Moro de tentativas de interferência política na Polícia Federal. 

Na decisão, o ministro relata acusações feitas por Moro e trocas de mensagens entre o ex-juiz e o presidente da República que indicam um embate em torno do comando da Polícia Federal. 

Segundo a analista de política da CNN Basília Rodrigues, a nomeação de Rolando é vista como uma alternativa do presidente para manter a influência de Ramagem, que é próximo à família Bolsonaro, na Polícia Federal – Ramagem foi segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Reações

Políticos governistas elogiaram a decisão do presidente Bolsonaro de escolher Rolando Alexandre para a direção da PF. O deputado federal Vítor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, usou sua conta no Twitter falar da origem militar no novo diretor-geral.

“Assim como os ministros @tarcisiogdf e @WRosarioCGU, [Rolando] é também formado na turma de 1996 da Academia Militar das Agulhas Negras, no caso dele na Arma de Cavalaria. Boa sorte, Rolando, à frente da gestão da PF!”, escreveu, fazendo referência atual ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas e ao Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Já a deputada federal Bia Kicis (PSL/DF) disse esperar que Rolando deixe o presidente “muito bem informado com os relatórios de inteligência”. “Parabéns pela nomeação, Rolando Alexandre de Souza! Que Deus ilumine vc nessa missão de chefiar a importantíssima instituição da Polícia Federal do Brasil.”

Entre a oposição, a escolha foi vista como uma forma de o presidente tentar contornar a decisão do ministro Moraes contra a indicação de Ramagem.

“O presidente segue com seus ataques para tentar transformar a corporação numa polícia a serviço de sua família”, escreveu no Twitter o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Já André Figueiredo (PDT-CE), líder da oposição na Câmara, afirmou que a escolha é mais uma demonstração que o presidente quer “blindar os filhos das investigações”. Até o nome já denuncia que vai rolando Alexandre (Ramagem).”

Fonte: CNN

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.