Jornal Povo

‘Economia também é vida’, diz Bolsonaro em reunião com empresários no STF

O presidente Jair Bolsonaro (STF) foi a pé ao Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de um grupo de empresários, nesta quinta (7). Eles foram recebidos em uma audiência pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

“Nós devemos salvar a economia, porque economia é vida”, disse Bolsonaro. “Sempre disse que as duas coisas [vida e economia] deveriam ser tratadas com responsabilidade.”

O presidente defendeu a abertura da economia o “mais rápido possível”. “Viemos aqui mostrar o presidente do STF, o que está passando a atividade econômica no Brasil.” 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a economia está colapsando. “Embora nos tenhamos lançado de 2 ou 3 meses de medidas [contra o novo coronavírus], talvez os sinais vitais [da economia] não consigam ser preservados. A verdade é que talvez não seja possível preservar os sinais vitais. Talvez seja o caso de colapso total”, disse. “A economia está começando a colapsar. Não queremos virar uma Venezuela.”

De acordo com a assessoria do STF, a audiência foi marcada de última hora. O grupo atravessou a pé a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ele saiu do Palácio do Planalto e foi ao Supremo, que fica do outro lado da praça, acompanhado de seguranças. A audiência foi agendada após o presidente se reunir com os empresários no Planalto para discutir ações na área da economia que poderão ser implementadas no período de pós-pandemia. 

A CNN apurou que os empresários reunidos com o presidente falaram da importância de reabrir o comércio, reclamaram que mesmo com medidas, o crédito não chega na ponta, pediram mais prorrogação de pagamento de impostos, defenderam compra de títulos privados pelo BC, e sugeriram mecanismos de prevenção para retorno do trabalho (medir temperatura, testes etc).

Fonte: CNN