Jornal Povo

Legislativo iguaçuano realiza sessão virtual

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou a primeira sessão plenária online na noite do dia (5). Enquanto perdurarem as medidas emergenciais de saúde para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, todas as sessões ordinárias e extraordinárias aconteceram neste formato. O presidente da Casa, Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis, coordenou a reunião do plenário da Câmara, acompanhado de alguns assessores, todos de máscara e mantendo a distância recomendada uns dos outros.

A medida faz parte do Ato da Presidência de 06 de maio de 2020, que suspendeu o expediente presencial até 29 de maio e determinou que o serviço de protocolo seja feito pelo email [email protected]. O email [email protected] pode ser usado pela população como meio de comunicação com a instiruição.

A iniciativa do presidente foi elogiada por todos os vereadores que participaram da vídeoconferência. Apenas o vereador Renato do Mercado não pôde participar pois está em repouso absoluto por recomendação do seu médico. Felipinho explicou que desde o dia 17 de marco as sessões estavam ocorrendo sem a presença de público externo. “Vamos continuar nosso trabalho, utilizando agora os recursos tecnológicos como forma de nos proteger até esta pandemia passar”, afirmou. Por iniciativa do vereador Mauricio Morais, os vereadores realizaram 1 minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19 no mundo inteiro.

Dos projetos votados, 3 foram em 1ª discussão: o que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, de autoria da vereadora Renata da Telemensagem; o que dispõe sobre a proibição das concessionárias de serviços públicos imputarem multa ao consumidor sem ampla defesa, do vereador Carlão Chambarelli; e o que inclui no Calendário Oficial de Nova Iguaçu o Dia do Capoeirista. Em 2ª discussão, foi aprovado o projeto do vereador Dr Cacau que cria o Dia Municipal da Reserva Biológica do Tinguá.

Durante o tempo destinado ao Tema Livre, a vereadora Renata agradeceu o carinho de todos os pares durante o período que esteve em tratamento da covid-19. O vereador Aguinaldo Camu falou sobre a importância do hospital de campanha que deverá ser inaugurado em meados de maio no Aeroclube de Nova Iguaçu. O vereador Fernandinho Moquetá, presidente da Comissão de Saúde, disse que a Casa tem acompanhado de perto o funcionamento da rede de saúde neste momento. Todos os vereadores parabenizaram o vereador Marcelo Lajes pelo nascimento dos seus filhos gêmeos, uma menina e um menino, no fim de semana.

As próximas sessões online acontecerão nos dias 12, 19 e 26 de maio. Os servidores da Câmara continuarão a exercer suas atividades em regime de home office (escritório em casa), podendo ser convocados a qualquer momento em caso de interesse público.

Fonte: CMNI

Por: Arinos Jornalista