Jornal Povo

Bolsonaro sai sem máscara e passeia de moto aquática no DF

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Alvorada, em Brasília, neste sábado (9) e passeou em uma moto aquática pelo Lago Paranoá. Bolsonaro pilotou acompanhado de um segurança, ambos sem máscara – item de uso obrigatório em áreas públicas no Distrito Federal.

Pelo menos 12 apoiadores se aglomeraram no píer de uma marina próxima à residência oficial, às margens do lago. Imagens feitas no local mostram que o presidente cumprimentou e tirou fotos com essas pessoas.

Em um vídeo, Bolsonaro “encosta” a moto aquática em uma lancha e cumprimenta os ocupantes que, sem máscara, faziam um churrasco na embarcação. O presidente diz ao grupo que “se a gente não cuidar, vai virar um caos o Brasil”.

Um dos ocupantes da lancha diz ser do setor da aviação, e reclama do impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro concorda e fala em “neurose” antes de a gravação ser interrompida.

Churrasco ‘fake’

Na conversa, o grupo faz referência ao churrasco anunciado por Jair Bolsonaro nos últimos dias, e previsto para este sábado no Palácio da Alvorada. Eles oferecem um pedaço de carne ao presidente, que recusa.

Pela manhã, Bolsonaro afirmou que as notícias sobre o churrasco eram “fake” – ou seja, falsas – e chamou jornalistas que o criticaram pelo evento de “idiotas”. O evento divulgado pelo presidente em entrevistas anteriores ocorreria no mesmo dia em que o Brasil atingiu os 10 mil mortos pela Covid-19.

“Alguns jornalistas idiotas criticaram o churrasco FAKE, mas o MBL se superou, entrou com AÇÃO NA JUSTIÇA”, disse, em referência a um processo movido pelo Movimento Brasil Livre (MBL).

Na quinta-feira (7), Bolsonaro afirmou a jornalistas, em frente ao Alvorada, que faria um churrasco neste sábado que contaria com “uns 30” convidados, entre eles o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário. De acordo com o presidente, uma “vaquinha” estava sendo feita para pagar pelos custos da festa.

“Eu convidei o garoto da CGU [Wagner Rosário], tô cometendo um crime, vou fazer um churrasco no sábado aqui em casa e convidei aí o Wagner, o ministro da CGU, vai trazer o filho dele de 13 anos, falei que ele não olhe pra Laura se não o bicho vai pegar, tá certo? E vamos bater um papo aqui, quem sabe fazer uma peladinha com alguns ministros, alguns servidores mais humildes estão ao meu lado, ok?”, afirmou Bolsonaro na quinta.

“Deve ser uns 30 aí [convidados]. Inclusive, vai ter vaquinha, 70 reais, não vai ter bebida alcoólica, se não a primeira-dama aí bota tudo pra correr, Ok?”, completou o presidente.

Bolsonaro passou a sofrer críticas pelo anúncio, em um momento em que autoridades de saúde recomendam o isolamento social como medida de contenção do coronavírus.

Na sexta (8), diante de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente ironizou as notícias. “Churrasco, só tô convidando a imprensa. Já tem 180 convidados. Já tem 180 convidados”, disse Bolsonaro, em tom irônico.

Infração à lei local

A presença do presidente Jair Bolsonaro em uma área pública, sem máscara no rosto, contraria as regras do governo do Distrito Federal para o distanciamento social.

Desde o dia 30 de abril, o uso de máscaras em locais públicos do DF é obrigatório, e o descumprimento é considerado infração contra a legislação sanitária.

Apesar disso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) definiu prazo de uma semana para a adaptação, e a multa de R$ 2 mil só começa a ser aplicada nesta segunda (11).

Fonte: G1