Jornal Povo

Prefeitura de Niterói notifica agências bancárias por aglomerações

Niterói – A Prefeitura colocou em prática na sexta-feira a determinação do decreto emergencial aprovado pela Câmara de Vereadores que obriga os estabelecimentos sediados na cidade, sobretudo bancos, a terem os chamados agentes de aglomeração e a fornecerem álcool em gel na porta das agências para que os clientes entrem. Equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com apoio de agentes da Secretarias de Ordem Pública e policiais militares, percorreram agências bancárias pelo Centro, Zona Norte, Zona Sul e Região Oceânica e notificou ao todo 22 agências bancárias. Os fiscais também iniciaram o trabalho nos supermercados da cidade, notificando e mostrando o decreto aos gerentes.

 “É inaceitável o que está acontecendo neste momento no Brasil, especialmente nas agências da Caixa. É uma irresponsabilidade e não vamos permitir isso em Niterói. Estamos fazendo um grande esforço para fornecer auxílios para as famílias mais pobres, e também colocando em prática programas para as empresas, e uma ação desorganizada como essa não pode colocar a perder tudo o que estamos fazendo na nossa cidade. Vamos multar quem permitir aglomerações na entrada de seus estabelecimentos”, disparou o prefeito Rodrigo Neves, em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito explicou que em um primeiro momento, a ação é educativa, notificando os estabelecimentos e orientando funcionários. A partir da próxima segunda-feira, as agências bancárias e os comércios poderão sofrer multas que, de acordo com a nova lei, variam de R$ 649,64 a R$ 3.248,20 (em caso de reincidência). Durante o trabalho desta sexta-feira, os fiscais reforçaram aos gerentes de bancos a necessidade de que as medidas preventivas decretadas pela Prefeitura sejam cumpridas com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 na cidade – como garantir a distância de um 1,5m entre as pessoas em filas de espera, com demarcação obrigatória do espaço dentro e fora das suas instalações, inclusive em espaço público, e a fixação de informativos em local visível, como cartazes ou placas informando sobre a necessidade de respeito da distância mínima.

Fonte: Meia Hora