Jornal Povo

PROSUB corre risco com a Privatização da Nuclep

Dentre as empresas que estão na mira do governo, incluídas no Plano Nacional de Desestatização (PND) e no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), aparece a Equipamentos Pesados (Nuclep), empresa que fabrica os cascos resistentes dos submarinos da classe Riachuelo e que este ano começa a fabricar as primeiras partes do casco resistente do submarino nuclear brasileiro, o SNB Álvaro Alberto.

Com o objetivo de reduzir o tamanho do estado e reordenar o seu papel na economia, o governo implementou políticas de desestatização e desinvestimento, buscando economizar e reduzir o déficit público.

Prevista para ocorrer em janeiro de 2021, a desestatização da Nuclep poderá colocar em risco o andamento do PROSUB, programa que já possui um histórico de anos de pesquisas. A Nuclep graças ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos, se capacitou tanto em termos de mão de obra quanto em seu ferramental, fundamentais para a realização do programa.

Desestatizar/privatizar

A desestatização da Nuclep, passando seu controle para empresários ou empresas estrangeiras, poderá ter um efeito financeiro benéfico para o governo, afinal, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, busca tornar o estado brasileiro menos “gastador”, porém, seria um desastre estratégico para o país.

Mantendo-se a intenção do governo atual, mesmo que salvaguardas sejam inseridas quando da desestatização da Nuclep, esta não é uma opção estratégica para o Brasil. O governo precisa rever sua opção de desestatizar a Nuclep, afim de se preservar o know how” tecnológico adquirido durante anos de alto investimento nesse programa estratégico brasileiro.

Seção de Qualificação, nas instalações da Nuclep.

Fonte: Defesa Aérea e Naval

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.