Jornal Povo

Explosão e bola de fogo no céu: Cidades brasileiras vivem dia digno de filme de cinema

Rio – Na madrugada de sexta-feira (8), moradores de Minas Gerais se assustaram com a explosão repentina de um meteoro no céu noturno. Nas redes sociais, usuários de cidades como Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis e Oliveira publicaram relatos e imagens, mas, segundo a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), o clarão seguido por um forte barulho de explosão também foi observado em municípios de São Paulo e até do Paraná.

O meteoro (chamado de bólido, neste caso, dado que o flash luminoso foi seguido de explosão) assustou a população, que relatou coisas como janelas e portões tremendo, com muita gente sendo acordada sem entender o que estava acontecendo. De acordo com o portal BHAZ, teve até mesmo gente pensando que se tratava de um avião caindo, dada a intensidade do barulho.

Mas a BRAMON rapidamente explicou o ocorrido, confirmando que era mesmo a explosão de um meteoro. E parece que um pedaço da rocha espacial acabou resistindo à queima na atmosfera, com um meteorito caindo possivelmente na cidade de Tiros, com 6 mil habitantes na região do Alto do Parnaíba (MG). Marcelo Zurita, diretor técnico da BRAMON, explicou que o meteoro caiu em terra já fragmentado, sendo que o processo de fragmentação foi justamente a causa do forte barulho ouvido por tanta gente. “As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu”, explicou.

Ou seja: temos muito a agradecer à atmosfera terrestre, que fragmentou o meteoro enquanto ele caía. “Caso a atmosfera não tivesse fragmentado o meteoro, ele teria caído brilhando e provocaria um estrago muito grande”, disse Zurita.

A BRAMON fez algumas análises a partir de vídeos registrados por câmeras de segurança em algumas cidades, e os resultados indicam que o objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 km de altitude. Depois, seguiu aumentando essa luminosidade na direção nordeste, a uma velocidade de 55,3 km/h. A explosão aconteceu a apenas 30 km de altitude, próximo à cidade de Tiros — onde o meteorito deve ter caído no solo. A massa inicial do objeto ainda não foi determinada.

Fonte: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.