Jornal Povo

‘Se não concorda com medidas preventivas, não atrapalhe’, diz Dino a Bolsonaro

Alvo de uma postagem do presidente Jair Bolsonaro, o governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), afirmou à CNN que o chefe do Executivo federal quer “o tempo inteiro sabotar o trabalho dos governadores” no combate à pandemia do novo coronavírus. “Se ele não concorda com as medidas preventivas, em face de desvario ideológico, pelo menos que não atrapalhe”, disse o maranhense. 

Pela manhã, Bolsonaro compartilhou um vídeo nas redes sociais em que um policial militar do Maranhão aborda passageiros em um ônibus pedindo documento de identificação e declaração de que a pessoa está a caminho do trabalho. No dia 3, após determinação judicial, Dino decretou lockdown na capital, São Luís, e em outros três municípios da Ilha do Maranhão, que concentram a maior parte dos casos de Covid-19 e enfrentam problemas de alta ocupação de leitos de UTI. 

O presidente escreveu: “’Documento e declaração de que vai trabalhar’… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela”. 

O governador respondeu também pelas redes sociais, criticando Bolsonaro por ter feito um passeio de jet ski no Lago Paranoá no sábado (9), dia em que o número de mortos pela Covid-19 superou as 10 mil vítimas em todo o país –o que motivou tanto o Congresso Nacional quanto o Supremo Tribunal Federal a decretarem luto oficial de três dias

“Bolsonaro inicia o domingo me agredindo e tentando sabotar medidas sanitárias determinadas pelo Judiciário e executadas pelo Governo. E finge estar preocupado com o desemprego. Deveria então fazer algo de útil e não ficar passeando de jet ski para “comemorar” 10.000 mortos”, escreveu o governador. 

À CNN, Flávio Dino também saiu em defesa do PM mostrado no vídeo que Bolsonaro postou. “O policial estava assegurando o cumprimento da decisão judicial. É desleal expor o policial como se estivesse fazendo algo errado”, disse o governador do Maranhão.

Fonte: CNN