Jornal Povo

Valeixo diz que Bolsonaro queria no comando da PF alguém com quem tivesse ‘afinidade’

Segundo apuração da TV Globo, o ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo afirmou em seu depoimento nesta segunda-feira (11) que o presidente Jair Bolosonaro disse a ele que queria ter, no comando da Polícia Federal, alguém com quem tivesse “mais afinidade”.

Quero um diretor-geral na PF com mais afinidade comigo', disse ...

Valeixo é ouvido pelos investigadores que atuam no inquérito que apura suposta interferência política de Bolsonaro na PF.

O depoimento de Valeixo foi motivado pelo inquérito aberto pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República.

Essa suposta interferência do presidente na PF foi a razão apontada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro no pronunciamento em que anunciou sua o governo, em 24 de abril.

Moro, que deixou a pasta após Bolsonaro exonerar Valeiro, alegou que não via motivo razoável para a troca no comando da PF e que foi pressionado por Bolsonaro a fazer mudanças na cúpula da corporação.

O inquérito apura se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

Valeixo também foi citado por Moro em depoimento à PF no dia 2 de maio.

No lugar de Valeixo, e contrariando o então ministro Moro, Bolsonaro indicou para o comando da PF Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro. A nomeação de Ramagem, entretanto, foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Também nesta segunda, Ramagem foi à sede da corporação em Brasília para prestar depoimento.

Para esta terça-feira (12), estão previstos os depoimentos dos ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Fonte: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.