Jornal Povo

Câmara isenta taxa de bares e restaurantes durante a pandemia

Rio – Os bares e restaurantes do Rio de Janeiro que pagam taxas para utilizar mesas e cadeiras em ruas e calçadas da cidade poderão ter uma conta a menos neste ano. A Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira o projeto de lei dos vereadores Rafael Aloisio Freitas, Rosa Fernandes e Luiz Carlos Ramos que isenta o pagamento da Taxa de Uso de Área Pública (TUAP) no exercício do terceiro trimestre de 2020.

“Como todos sabemos, o setor de bares e restaurantes, que gera quase meio milhão de empregos só na cidade do Rio, tem passado por muitas dificuldades e precisa da ajuda do poder público, em todas as esferas, para resistir à crise. A isenção da TUAP já representa uma ajuda, bem como o adiamento do prazo de pagamento da taxa da vigilância sanitária e do IPTU. Tudo o que for possível fazer para ajudar a este setor tão importante da cidade, faremos”, disse Rafael Aloisio Freitas.

Presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara, Rafael Aloisio Freitas também criticou o governo federal e os bancos privados pela demora na liberação de crédito para o setor.

“O que a gente está vendo é muita propaganda enganosa e pouca efetividade. O crédito nas condições anunciadas tanto pelo governo como pelos bancos não chega à ponta, ou seja, ao micro e ao pequeno empresário, que são os verdadeiros geradores de emprego no Brasil. Nos EUA, tão celebrados pelo governo federal, Trump está injetando dinheiro a fundo perdido no setor. Aqui, ocorre o contrário, com a exigência de garantias impensáveis durante esta pandemia”, completou.

Fonte: O Dia