Jornal Povo

Coluna Waldomiro Penna

CONSELHEIRA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA BÉLGICA USA LITERATURA PARA CONSCIENTIZAR SOBRE PREVENÇÃO DO COVID-19

Estava ao telefone com minha amiga Jorgete Arantes que manda prender e soltar, no mundo do entretenimento. Ela, lá de sua casa de campo, nos Alpes Petropolitano, região serrana do Rio, local  para os abastados financeiramente, me  contou uma informação muito importante a respeito de uma escritora brasileira. Segundo Jorgete, a tal escritora está fazendo da prevenção uma forma cultural, através da literatura, nas mídias sociais.

Isa Colli, Conselheira da Educação do Brasil na Bélgica e Luxemburgo, usa a literatura para conscientizar sobre prevenção ao Covid-19. O livro “Luke, o macaco atleta”, que estimula hábitos saudáveis, é o carro-chefe de campanha nas redes sociais.

Preocupada com o avanço do Covid-19 no Brasil, seu país de origem, e na Bélgica, onde mora atualmente, a escritora e Conselheira da Educação Isa Colli está usando a literatura para convencer as pessoas de que medidas de higiene e cuidados básicos ajudam na prevenção ao novo vírus.

Por meio de sua editora, a Colli Books, ela criou uma campanha nas redes sociais, na qual os personagens dos seus livros infantis dão mensagens sobre o combate ao Coronavírus.

“Nossa editora trabalha com educação e os livros sempre passam mensagens de conscientização sobre o meio ambiente e promoção da saúde, entre outros temas. Me senti na obrigação de mostrar aos meus leitores que o Coronavírus é uma ameaça real e que é importante proteger as pessoas que nos cercam”, explica Isa.

As mensagens destacam os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos. E até alertam como evitar aglomerações para reduzir as chances de contágio da doença.

Isa também ensina que a baixa imunidade do corpo nos deixa mais vulneráveis às doenças. Por isso, ter um estilo de vida saudável, consumir alimentos nutritivos, ter um sono adequado e fazer exercícios são medidas importantes para se proteger. Essa mensagem está no livro “Luke, o macaco atleta”, que conta a aventura de um macaco que mantém hábitos de alimentação saudável e pratica atividades físicas, diariamente.

Antes da pandemia, Luke foi mostrado como exemplo de boas práticas para incentivar as escolhas saudáveis entre as crianças, no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, que aconteceu em maio do ano passado, no Rio de Janeiro.

Apesar dos bons resultados, Isa Colli se preocupa com a negação de parte do povo brasileiro que ignora a letalidade do Covid-19. Embora as autoridades tenham decretado isolamento social nos estados, muitos cidadãos questionam essa medida e desacatam a recomendação, saindo nas ruas, o que coloca em risco suas vidas e a de terceiros. Para a autora, é preciso estar atento ao futuro sombrio que poderá se abater sobre o país.

Na Bélgica o vírus já provocou a morte de 1632 pessoas. No Brasil, aonde os primeiros contágios chegaram bem depois, o total de vítimas fatais já passa de 490. “Os números aumentam com muita velocidade. O sistema de saúde brasileiro não terá estrutura se um grande contingente da população precisar de internação por conta do Covid-19. Então, a medida mais prudente é o confinamento”, ressalta Isa Colli.

Apesar do cenário assustador, Isa Colli avalia: “A doença está despertando em muitas pessoas o espírito da solidariedade. De bilhetes em prédios oferecendo ir ao mercado ou farmácia para que idosos não precisem sair, a doações de dinheiro, tempo, estruturas e serviços para produzir itens essenciais, é crescente o número de pessoas e empresas que buscam fazer a sua parte”. E acrescenta: “É nesse ambiente de amor e fraternidade que temos de nos focar para enfrentar esse período. Sabemos que após a pandemia, o mundo passará por momentos difíceis de recessão, fome e desemprego. Não há, no entanto, maneira mais sensata de vencer essa batalha, senão pelo distanciamento horizontal, em que não há a seleção de grupos específicos, sendo recomendado que todos fiquem em casa. Ainda diante de muitas incertezas e perguntas sem respostas, o que se espera é que possamos tirar lições desse caos e que o mundo saia desta crise mais humano e fraterno”.

 

DIVERSÃO E SOLIDARIEDADE NO INSTAGRAM DA ATRIZ CLAUDIA MELLO

 

A Atriz Claudia Mello estava em ritmo acelerado nas gravações de um longa, na Rocinha, celeiro cinematográfico da poderosa roteirista Fabiana Escobar. Mas, devido à pandemia, a atriz precisou fazer o  isolamento social.

Dessa forma, para manter o exercício artístico  de representar e, ao mesmo tempo, levar motivação aos seguidores no instagram com vídeos de treinos engraçados em casa, e o incentivo a movimentar a alegria e a positividade, a atriz aproveitou para fazer apelos sociais de ajuda aos moradores da Rocinha. Claudia se comoveu com muitas histórias que conheceu devido às gravações do filme e abraçou a causa de muitos moradores necessitados de ajuda.

E não ficou só por isso não. A atriz anda fazendo campanhas com palavras positivas para enfrentar a quarentena com bom ânimo, principalmente, para aqueles que estão passando por esse momento sozinho terem companhia, mesmo sendo virtual.

Vale a pena seguir o perfil da atriz no Instagram @claudiamelooficial .

 

COLEGUINHA AJUDANDO O PRÓXIMO

A assessora de imprensa Elaine Ximenes e o pastor Vitor de Souza vêm desenvolvendo diversos projetos sociais, no município de Queimados. Além de doações de máscaras, cestas básicas, café da manhã na fila da Caixa Econômica Federal, o pastor Vitor vem arrecadando alimentos com amigos e parceiros. Dessa forma, muitas quentinhas são doadas para os trabalhadores que dormem na fila das agências bancárias. Parabéns pela iniciativa de vocês!

 

ENQUANTO A FAMA NÃO VEM

Deny Bronze – a Rainha do Bronze da Baixada Fluminense – enquanto não colhe os louros do sucesso pelo seu trabalho, bota a mão na massa atuando como delivery, para garantir a saúde de sua única cliente e das suas funcionárias.

 

“AMOR DE CAMA”: ZULLU LANÇA MÚSICA PARA CURTIR EM CASA

No dia 08 de maio, o produtor e DJ Zullu lançou novo single “Amor de cama”, com vocais convidados de Mc Du Black e produção de Umberto Tavares. A faixa abre os trabalhos de Zullu com seu próximo EP, que ainda conta com outras três músicas. Na letra vemos a história de um casal que tem uma sintonia única quando está junto em casa, na cama. “Amor de cama” também terá videoclipe, que será produzido de forma colaborativa e promete agitar as camas de Zullu, Du Black e do público.

 

MARIA RITA REALIZA DUAS LIVES PARA O DIA DAS MÃES

Isso mesmo! A dona de 12 estatuetas do Grammy Latino, considerada a maior cantora da sua geração, Maria Rita realizou, no domingo (Dia das Mães) duas lives em seu canal do YouTube. Filha de Elis Regina, a cantora dedicou às mães dois shows intimistas, em voz e violão, ao vivo, diretamente de sua casa, no Rio de Janeiro.

Na manhã de domingo do Dia das Mães, Maria Rita emocionou a todos os que assistiram a sua live. A cantora encerrou a transmissão cantando à capela “Como os nossos pais”, música de Antônio Belchior e eternizada na voz de sua mãe. Na tarde do mesmo dia, a filha de Elis Regina, em outra live, cantou um repertório repleto de músicas dos seus 18 anos de carreira e de sua mãe, fazendo uma homenagem aos seus dois filhos.

Um dos filhos de Maria Rita, Antônio, de 16 anos, enviou um vídeo surpresa para a mãe que se emocionou. Esta foi a primeira vez que uma cantora realiza duas lives no mesmo dia, durante o período de quarentena, no Brasil.

 

IVETE SANGALO FAZ LIVE PARA ARRECADAR RECURSOS PARA O COMBATE A COVID-19

Ivete Sangalo participou de uma live no domingo (10), Dia das Mães.  Para tornar o momento ainda mais especial, a cantora e a Universal Music fizeram um show com o objetivo de arrecadar doações para instituições selecionadas pela artista.

Intitulada “Live Leve com Ivete Sangalo”, a live aconteceu com transmissão ao vivo pelo canal da cantora no YouTube. Com 30 músicas no setlist, Ivete agitou e emocionar os fãs.

“Live Leve com Ivete Sangalo” além de arrecadar recursos para instituições de caridade para colaborar na luta contra a COVID-19 trouxe uma consciência social sobre a atual pandemia para o vasto público da cantora, que inclui o Brasil e outros países do mundo.

 

OBESIDADE AUMENTA RISCOS DO CORONAVÍRUS

A obesidade é um grande fator de risco para o Coronavírus, especialmente nos mais jovens. Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde, é a principal comorbidade das vítimas fatais com menos de 60 anos. No Brasil, os obesos representam cerca de 20% da população. E a ansiedade ampliada pela tensão e o isolamento só contribui para aumentar esse número, o que pode ser evitado com a ajuda de especialistas, ainda mais agora que a teleconsulta está liberada, garante a médica Yara Dantas, especialista em Nutrologia.

Vários fatores aumentam o risco de pessoas com obesidade diante do novo Coronavírus. O excesso de peso tem grande relação com outras doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão, ambas muito frequentes entre pacientes com a forma mais grave de Covid-19. Além disso, indivíduos obesos são mais vulneráveis às complicações da gripe comum.

 

ELISA SANCHES É FAVORITA DA CASA DAS BRASILEIRINHAS

A Produtora Brasileirinhas esta fazendo sua parte em promover lives de entretenimento para rapaziada de quarentena que estão sozinhos em casa com um reality da boa é velha saliência,

Com um elenco de estrelas de primeira de filmes adultos; que fazem provas de resistência e outras atividades para ganhar o prêmio: a favorita é atriz internacional Elisa Sanches  que já foi laureada com os prêmios da Sexy Hot em 2017, Atriz Revelação, Melhor marcha ré e Melhor saliência; 2018, Melhor Atriz dramática, Melhor túnel dos irmãos; 2019, Bicampeã marcha ré.

Elisa Sanches é tricampeã da Casa das Brasileirinhas, e nesta temporada especial  com lives ela tenta o tetra-campeonato quem quiser ver o performasse de Elisa e torcer para moça   basta acessar para assistir tá aí o link : http://www.acasadasbrasileirinhas.com.br