Jornal Povo

Tragédia na Holanda: 5 surfistas morrem durante ressaca com forte camada de espuma marinha

Uma tragédia na costa da Holanda terminou com a morte de cinco surfistas na praia de Scheveningen, perto da cidade de Haia. Um grupo de 10 pessoas estava no mar, no fim de tarde da última segunda-feira, quando foi surpreendido por uma tempestade com ondas, ventos e correntes fortes. Além disso, um fenômeno natural que acontece em dias de mar revolto trouxe uma espuma marinha excessivamente grossa, que pode ter desorientado as vítimas.

Segundo o “DutchNew”, as buscas contaram com um helicóptero da guarda costeira, que conseguiu limpar a superfície espumada do mar. Ainda na segunda, três vítimas foram resgatadas e, posteriormente, duas foram declaradas mortas. Já na terça de manhã, mais dois corpos foram achados, enquanto a quinta vítima só foi encontrada nesta quarta.

Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados, mas são todos homens. Três deles (24, 30 e 38 anos) são de Haia e os outros dois (22 e 23) de Delft. Segundo o serviço de salva-vidas KNRM, dois eram instrutores/salva-vidas de escolas de surfe.

– Como pode ser que pessoas com tanta experiência e que conheciam tão bem esse lugar tenham morrido? – questionou o prefeito de Haia, Johan Remkes, em entrevista coletiva.

O instituto holandês de pesquisa marítima (NIOZ) está investigando a influência da camada de espuma do mar na morte dos 5 surfistas. Vários especialistas sugeriram que os surfistas podem ter se desorientado na espuma, que, segundo algumas testemunhas oculares, tinha uma camada de mais de 2m de altura perto da parede do porto.

A espuma marítima é formada quando a água do mar tem uma alta concentração de matéria orgânica dissolvida da proliferação de algas e é agitada pelo vento e as ondas grandes.

Fonte: GloboEsporte