Jornal Povo

Hospitais de campanha do RJ têm 231 leitos vazios apesar dos 900 pacientes de Covid-19 na fila

Os três hospitais de campanha do Rio de Janeiro que são administrados pelo governo do estado estão com 231 leitos vazios.

Na última quarta-feira (13), o RJ2 mostrou que a fila de espera por leitos de enfermaria ou de CTI para tratamento da Covdi-19 no estado tinha 900 pacientes aguardando pela internação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do RJ, na última atualização divulgada, as unidades exclusivas para o tratamento da Covid-19 no estado (Lagoa-Barra; Maracanã; e Parque dos Atletas) contavam com 450 leitos disponíveis e apenas 219 pacientes internados.

Hospitais de campanha do RJ

  • Total de pacientes internados = 219
  • Total de leitos vazios = 231
  • Total de leitos disponíveis = 450
  • Total de leitos prometidos = 800

Lagoa-Barra

Primeira unidade inaugurada pelo governo, o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, instalado no Leblon, Zona Sul do Rio, tinha 170 pacientes internados, sendo 82 deles em leitos de UTI, segundo a última atualização divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta quarta-feira (13).

Desde o início da semana, o hospital localizado no Leblon já está funcionando com sua capacidade máxima. São 200 leitos disponíveis, sendo 100 deles de UTI.

Maracanã

Inaugurado no último dia 9, com atraso de 9 dias, o Hospital de Campanha do Maracanã, na Zona Norte, também está com leitos ociosos.

Na última atualização da pasta da saúde estadual, apenas 28 leitos estavam com pacientes na unidade. Todos de UTI. O hospital do Maracanã conta com 170 leitos disponíveis.

De acordo com as promessas do governo, até a próxima sexta-feira (15), a unidade terá 400 leitos disponíveis, sendo 200 de UTI.

Parque dos Atletas

Última unidade a abrir as portas para pacientes da Covid-19, o Hospital de Campanha no Parque dos Atletas, na Zona Oeste, tem apenas 21 pacientes internados, sendo 19 em UTI. Ao todo, são 80 leitos prontos na unidade.

Até o próximo dia 22, o Governo do Rio pretende abrir mais 120 novos leitos no local. A unidade terá, ao todo, 50 leitos de UTI e 150 de enfermaria.

Assim como a unidade Lagoa-Barra, o Hospital de Campanha Parque dos Atletas também foi financiado pela inciativa privada.

O que diz a secretaria de saúde

A Secretaria de Saúde do Estado informou ao G1 que “os leitos dos hospitais de campanha serão ocupados de forma gradativa seguindo protocolo e preservando profissionais de saúde e pacientes. A entrada dos pacientes é feita por intermédio da Central Estadual de Regulação”.

Questionada pela equipe do G1 sobre o alto número de leitos vazios diante de uma fila de espera tão grande, os responsáveis pela pasta não responderam até a última atualização desta reportagem.

Justiça pede o desbloqueio de leitos

A 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio decidiu nesta quarta-feira (13), aumentar para cinco dias o prazo para que a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado coloquem em operação todos os leitos livres existentes nas redes estadual ou municipal para atender os pacientes com Covid-19.

A decisão anterior, proferida durante o Plantão Judiciário do dia 9 deste mês, a pedido do Ministério Público e da Defensoria Pública, havia fixado prazo de 48 horas para o cumprimento da liminar, sob pena de multa de R$ 10 mil para o governador Wilson Witzel e para o prefeito Marcelo Crivella.

Fonte: G1