Nova Iguaçú: Para aumentar as reservas de sangue, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) ampliou em 1h30 o horário das doações. A partir desta quinta-feira (14), o banco de sangue da maior emergência da Baixada Fluminense passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, recebendo doadores com hora marcada. Os interessados em doar devem fazer o agendamento através do telefone e Whatsapp (21) 97663-9352, das 8h às 17h. A medida é uma forma de garantir a segurança das pessoas, evitando aglomerações em meio à pandemia da Covid-19.
A procura para doações caiu em 80% nas últimas semanas no HGNI. Em maio, foram coletadas, em média, 4 bolsas de sangue por dia, quando o ideal para atender a demanda são 20. Apesar de também atender casos da Covid-19, o hospital continua recebendo as vítimas de trauma (baleados, esfaqueados, acidentados, entre outros) normalmente, e ter reserva de sangue é fundamental para realização das cirurgias de urgência e emergência. Além disso, o banco de sangue tomou os cuidados necessários para garantir que a coleta seja feita de forma segura. Os profissionais da saúde orientam os doadores a higienizar as mãos ao chegar, antes e após a doação. As salas de triagem, de coleta, copa e recepção são higienizadas regularmente durante o dia.
Quem pode doar
– Pessoas entre 16 e 69 anos que estejam bem de saúde e pesem mais de 50 quilos
– Não é necessário estar em jejum.
– Não pode doar quem ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior.
– Vacinados contra o sarampo devem aguardar no mínimo 30 dias.
– Casos suspeitos de Covid devem aguardar 30 dias e confirmados 90, a partir da recuperação total do quadro clínico
– Mulheres que estejam amamentando só podem doar após 6 meses
– Quem tem tatuagem só pode doar após 1 ano.
– Gestantes não podem doar
– Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, porém precisam da autorização dos pais ou responsáveis. O modelo de declaração está disponível no site do Hemorio: (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).
Fonte: PMNI.
Por: Arinos Jornalista